Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MP do Ceará entra na Justiça para que Prefeitura de Aratuba substitua ônibus de transporte escolar até regularização da frota do município

por Secretaria de Comunicação - MPCE

quinta-feira, 24 de outubro de 2024, 20h45

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Aratuba, ajuizou, na última segunda-feira (14), Ação Civil Pública (ACP) para que a Prefeitura regularize a situação de toda a frota de transporte escolar do município e equipe os ônibus com itens básicos e de segurança obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A ACP foi ajuizada após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) reprovar os quinze veículos utilizados no transporte de estudantes durante inspeção realizada em dezembro de 2022.

 

Segundo o Núcleo de Fiscalização e Operações de Transporte do Detran/CE, nenhum dos veículos vistoriados atendeu às condições mínimas de segurança estabelecidas no CTB. Dentre as irregularidades encontradas, estão a ausência de cintos de segurança, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, vidros e janelas e até mesmo de bancos para os estudantes se sentarem.

 

“Evidencia-se uma clara falta de disposição da gestão municipal em implementar as políticas públicas sob sua responsabilidade, especialmente porque todos os anos os veículos vistoriados passam por inspeções e são diagnosticados como não aptos a transportar estudantes”, declarou a promotora de Justiça titular, Juliana Gonçalves de Lima.

 

Na ação, o MP do Ceará requisita à Justiça que a Prefeitura de Aratuba suspenda imediatamente o serviço público de transporte escolar do município e substitua os veículos por outros mais seguros até que sejam consertados e devolvidos ao transporte dos alunos. A gestão deve pagar multa do valor de mil reais, por cada veículo de transite de forma irregular.

 

Fonte: MPCE

 


topo