Evento em Jacareí fomenta implementação de práticas restaurativas em escolas
por MPSP
quinta-feira, 17 de outubro de 2024, 18h25
Divulgar a implementação do Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas (NUIPA) na Área da Infância e Juventude – Justiça Restaurativa em Jacareí foi um dos objetivos de evento realizado pela Escola Superior durante a manhã desta terça-feira (15/10) no Teatro Municipal Ariano Suassuna. Membros do MPSP, assim como profissionais da magistratura, da segurança pública e da educação, deram palestras embasadas em questões relacionadas, por exemplo, à convivência justa e à importância das práticas restaurativas no âmbito escolar.
Participaram como palestrantes e mediadores a coordenadora do NUIPA Bruna Varejão e os também promotores Fábio Xavier de Moraes, Florenci Milani, Sirleni Fernandes e Jacqueline Navajas, além da secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Cyrino; da supervisora regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Daniela Guedes de Paula; da diretora da Fundação CASA no município, Jordhana Cabral; do juiz de Direito Marcelo Salmaso, do delegado Rafael Pellizzola da Cunha, da assistente social Lindamar Faermann, do supervisor de Ensino de Jacareí, Alex Carneiro; e do estudante Gabriel da Costa.
Os temas das falas foram pensados para sensibilizar gestores de escolas públicas e representantes dos grêmios estudantis sobre a necessidade de implementação de políticas autocompositivas nas unidades de ensino.
A atividade foi viabilizada com a participação de servidores do Ministério Público, entre analistas jurídicos, oficiais de Promotoria e motorista.
Fonte: MPSP