Projeto “Semeando a Cultura de Paz: Capacitar para Florescer” – Coapaz inicia curso da nova turma de facilitadores em Círculo de Paz
por Núcleo de Comunicação | MPSE
quarta-feira, 22 de março de 2023, 17h00
.jpeg)
O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), deu início a mais um “Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz”, fruto do Projeto “Semeando a Cultura de Paz: Capacitar para Florescer”. A capacitação é uma iniciativa da Coapaz e da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
O curso teve início nesta quarta-feira, 15, e seguirá até o mês de junho, com carga horária de 70h. A abertura das atividades contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto; da Coordenadora da Coapaz, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg; da Promotora de Justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Lilian Carvalho; do Procurador-Chefe do MPT/SE, Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga; e da Instrutora e Coordenadora Pedagógica do curso, a Professora Doutora Daniela Carvalho Almeida Costa.
“Eu sou um entusiasta do trabalho da Coapaz. Reafirmo com a Dra. Conceição de que pode contar sempre com a nossa gestão e nosso apoio em todas as iniciativas em prol da disseminação das práticas autocompositivas. É preciso nos conscientizarmos de que as diferenças são superadas quando os envolvidos discutem suas questões e dificuldades. Quem trabalha com a parte jurídica e enfrenta conflitos, sabe que a imposição da jurisdição para resolver uma causa, às vezes, não é tão eficiente na solução das controvérsias. Precisamos acreditar que o diálogo é a chave da resolução de conflitos. É um mecanismo para se construir uma realidade mais pacífica e que busca a cultura de paz. Não tenho a menor sombra de dúvida de que os senhores e as senhoras sairão daqui mais instruídos, com uma visão nova de vida. Desejo um ótimo curso a todos!”, enfatizou o PGJ Machado Neto, ao dar as boas vindas.
A nova capacitação conta com 50 participantes, divididos em duas turmas. São servidores públicos estaduais e municipais da rede de proteção social da infância e adolescência, da educação, e integrantes da Congregação Leigas Missionárias da Imaculada Conceição (LEMICs), que desenvolvem trabalhos sociais. Além da instrução da Professora Daniela Costa e do apoio da Monitora Docente Fabianne Prado, os instrutores da Coapaz Ana Célia Barbosa Matias, Cayo Rubens Castilhano Santos, Jaqueline Almeida e Juliana Vasconcelos também vão fazer participações na formação da nova turma.
Após a conclusão, a Coapaz fará o monitoramento dos facilitadores pelo período de dois anos, junto às instituições e órgãos aos quais são vinculados. Estes enviarão relatórios trimestrais à Coordenadoria Permanente, noticiando o número de práticas realizadas, de participantes atendidos e pesquisa de satisfação. Ao final da capacitação, será produzido um relatório consolidado, que será encaminhado a todas as instituições parceiras do Projeto.
> Reunião
Para alinhar os detalhes do novo curso de formação de facilitadores, a Coapaz promoveu uma reunião no dia 07 de março. O encontro permitiu que as instituições envolvidas pudessem tirar as dúvidas sobre as metodologias do curso e assegurar a participação dos servidores indicados, incluindo o compromisso de aplicar a cultura de paz e as práticas restaurativas após o certificado de facilitador.
Fonte: MPSE