Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Coordenadora do CAODEC/MPPI apresenta palestra sobre Meta 1 do Plano Nacional de Educação durante Seminário em Teresina

por Coordenadoria de Comunicação Social | MPPI

quinta-feira, 17 de novembro de 2022, 17h08

Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, apresentou uma palestra, nessa quinta-feira (10), sobre a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, durante o Seminário de Educação Infantil e Alfabetização da União dos Dirigentes Municipais de Educação seccional Piauí.

 

O evento começou na quarta-feira (9) e segue até esta sexta (11), no Diferencial Eventos, com o objetivo de formar gestores, educadores e demais profissionais da área da educação. Mais de 300 pessoas participam do Seminário. A representante do MPPI também participou da solenidade de abertura do evento, realizada na última quarta.

 

Além de integrar a mesa de honra da abertura do Seminário, Flávia Gomes acompanhou a entrega de premiações referentes ao Prêmio Gestor Educador e Selo Undime de Alfabetização.

 

No evento, há um stand com materiais elaborados pelo CAODEC à disposição do público; entre eles, cartilhas, folders e cartazes desenvolvidos pelo Centro.

 

Os desafios e estratégias para a meta 01 do Plano Nacional de Educação foram o tema da palestra realizada pela coordenadora do CAODEC. A meta 1 trata da necessidade de universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e da ampliação da oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência do PNE.

 

A educação infantil sob a perspectiva da proteção integral, legislações que tratam da garantia de direitos de crianças e adolescentes, o direito à educação no contexto de pandemia e projetos desenvolvidos pelo MPPI foram outros pontos abordados durante a exposição.

 

“Reunimos tudo aquilo que já aprendemos acerca da Meta 1 do Plano Nacional de Educação e levamos ao Seminário para que pudéssemos refletir sobre esse tema tão relevante. Digo refletir porque aprendi que educação é isso: reflexão e prática. Então, refletimos. E, esperamos que as nossas orientações possam ser úteis à prática profissional de centenas de pessoas que ali estavam”, explica Flávia Gomes.

 

A presidente da Undime, Érica Graziela, enfatizou a importância do regime de colaboração entre os órgãos que atuam pela defesa do direito à educação. O auditor fiscal Gilson Soares, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), também integrou a exposição acerca da Meta 1 do Plano Nacional de Educação. Enquanto representante do TCE-PI, Gilson informou as ações do Tribunal com vistas à garantia do cumprimento dessa meta.

 

Flávia Gomes também convidou os participantes para a “Caravana – Na Escola Cabem Tod@s”. Parte do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA) para o biênio 2022-2023, o projeto “Na escola, cabem tod@s”, tem sido desenvolvido por meio de oficinas nos Polos Regionais do Estado do Piauí, onde gestores e profissionais da educação estão passando por formações, que objetivam o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos pedagógico, estrutural, social e orçamentário.

 

A próxima edição da Caravana está prevista para ocorrer no dia 22 de novembro, na cidade de Piripiri.

 

Fonte: MPPI

 


topo