Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Capacitação

MPCE já capacitou mais de 1.000 profissionais da educação por meio de projeto que busca prevenir violência no âmbito escolar

por Assessoria de Imprensa | MPCE

sexta-feira, 14 de outubro de 2022, 15h17

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC), ultrapassou a marca de 1.000 profissionais capacitados através do Projeto “PREVINE – Violência nas Escolas, não!”. A iniciativa nasceu a partir da Lei Estadual nº 17.253/2020, que autoriza a criação das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra a criança e o adolescente nas escolas públicas e privadas do Ceará. 

 

Compreendendo a importância e a necessidade desta temática, e visando impulsionar a criação das comissões no Estado do Ceará, o CAOEDUC disponibilizou um curso em formato EAD para gestores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de instituições de ensino visando capacitá-los sobre a obrigatoriedade da inclusão de conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente como temas transversais nos currículos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. 

 

Ao todo, já são 88 municípios com Termo de Adesão assinado, dos quais 62 já estão com as comissões criadas em todas as escolas municipais. Além disso, o curso de formação já foi liberado para 33 municípios e, destes, cinco (Quixeré, Forquilha, Novo Oriente, Catunda, Poranga e Pindoretama) já concluíram e estão iniciando a quarta fase do projeto, que é a elaboração do Plano de Prevenção à Violência nas Escolas.

 

Os números expressivos foram resultado de diversas ações de divulgação do projeto, as quais contaram com a parceria do Programa de Educação contra a Exploração da Criança e do Adolescente (Rede Peteca) e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE/CE) para a sua realização. 

 

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto. 


topo