Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Educação Inclusiva

Núcleo de Defesa da Educação do MPCE realiza reunião sobre inclusão escolar de pessoas com Síndrome de Down

por Assessoria de Imprensa | MPCE

sexta-feira, 14 de outubro de 2022, 15h15

O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio do Núcleo de Defesa da Educação, realizou, no dia 04/10, reunião para discutir aspectos e demandas referentes à promoção da igualdade e inclusão das pessoas com Síndrome de Down no âmbito escolar público e privado no município de Fortaleza. A reunião, que contou com a presença de representantes das Associações Fortaleza Down e Empoderamento Down, foi realizada na sede das Promotorias de Justiça Cíveis da Capital.

 

Dentre os temas abordados, discutiu-se a necessidade da instituição do Plano de Ensino Individualizado (PEI) como estratégia no processo de ensino/aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down; a recente negatória de matrícula; a importância de introduzir atividade física com vista ao pleno desenvolvimento físico-motor desses alunos, além da capacitação de profissionais da educação, incluídos os assistentes, auxiliares e demais colaboradores, com foco na educação inclusiva de qualidade e eficiente, somada a implantação de centros de estimulação precoce e de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

No encontro, o MPCE, representado pelos promotores de Justiça Emilda Afonso de Sousa, José Aurélio da Silva, Francisco Elnatan de Oliveira e Sandoval Batista Freire, informou que adotará os encaminhamentos necessários para um melhor acompanhamento e fiscalização da política pública da inclusão social com foco na seara educacional. Uma nova reunião com as associações já citadas, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE) e a União das Escolas do Ceará (UNESC-CE), será realizada no dia 20 de outubro, às 9h30, na sede das Promotorias de Justiça Cíveis da Capital. O objetivo do novo encontro é tratar da demanda diretamente com os entes públicos e privados.

 

Acesse os autos aqui


topo