Escuta Social
MPPA - Promotoria de Justiça realiza Escuta Social em escola municipal
por Ministério Público do Estado do Pará
segunda-feira, 19 de setembro de 2022, 14h05
A Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Pará realizou, na manhã desta sexta-feira,16, uma Escuta Social com estudantes, professores e a direção da Escola Estadual de Ensino Médio Florentina Damasceno. A ação ocorre no âmbito do Procedimento Administrativo nº 000156-998/2022, voltado ao acompanhamento das políticas públicas na área da educação em Santa Luzia do Pará, especialmente na Escola e no período de retorno às aulas presenciais, após a pandemia de Covid 19. A Escuta Social é um dos objetivos do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Pará.
No encontro, professores, estudantes e a direção da Escola apontaram problemas que comprometem a viabilização de uma boa relação de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, dentre eles: a falta de profissionais especializados (secretário, psicólogo, profissional qualificado na área de educação especial e coordenador pedagógico); e a carência de profissionais de apoio (serventes, merendeiras e funcionários no arquivo).
Os estudantes também informaram que, a merenda escolar não garante a todos uma alimentação saudável e que o transporte escolar não atende a todos os bairros de Santa Luzia do Pará. Por fim, foram relatadas outras demandas, que comprometem a qualidade do ensino como a indisponibilidade de sinal de internet nos laboratórios de informática e na Secretaria, assim como a falta de material de expediente e máquina fotocopiadora.
Ao final, o Ministério Público destacou que tomará todas as medidas extrajudiciais cabíveis para solucionar os problemas destacados e, na omissão de solução administrativa pelos gestores da educação após as pertinentes solicitações, ajuizará ações com o intuito de garantir educação de qualidade para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Florentina Damasceno.