Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Justiça confirma condenação que obriga atualização permanente de planos e metas de serviços do Barros Barreto

sexta-feira, 09 de outubro de 2020, 10h53

Pedido foi feito pelo MPF
 

#Pracegover #Pratodosverem: Arte retangular com fundo cinza formado por mosaico de rostos de pessoas de várias etnias. Há uma faixa verde na arte onde está escrito Proteção de Direitos na cor branca.


Arte: Ascom/PFDC


A Justiça Federal publicou, nesta terça-feira (6), decisão que confirmou a condenação do município de Belém (PA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a pactuar e a manter atualizados planos e metas para a prestação de serviços pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).


A decisão confirma sentença de 2019 e decisão liminar (urgente) de 2016. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), que apresentou a ação à Justiça em 2015, o contrato de gestão entre o Município e o hospital estava vencido há anos, e a falta de parâmetros para os serviços vinha prejudicando o atendimento a pacientes.


Entre os prejuízos, o MPF destacou na ação que o repasse de verbas ocorria sem critérios, comprometendo o financiamento dos serviços, e que sem a pactuação não havia delimitação da quantidade de serviços que deveriam ser prestados nem dados para verificar se o atendimento era suficiente para a demanda.


O juiz federal Henrique Jorge Dantas da Cruz registrou, na decisão desta terça-feira, que a atualização dos compromissos entre o Município e as instituições gestoras do hospital deve ser feita por meio das reuniões da Comissão de Acompanhamento da Contratualização (CAC). A formalização de novo pacto foi realizada em 2016, em cumprimento à decisão liminar da Justiça Federal.

 

Processo nº 0034823-47.2015.4.01.3900 – 1ª Vara da Justiça Federal em Belém (PA)


Decisão de confirmação da sentença


Sentença


Decisão liminar


Ação civil pública


Consulta processual

Fonte: Ministério Público Federal


topo