Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

15 de maio: Dia Nacional do Controle de Infecções

quinta-feira, 15 de maio de 2025, 13h47

As infecções relacionadas à assistência à saúde são um grave problema sanitário. Estamos falando de infecções que ocorrem nos serviços de saúde, ou seja, em hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios, por exemplo. Elas são responsáveis por aumentar o tempo de permanência hospitalar e também a taxa de mortes, sem falar nos custos financeiros envolvidos. Daí a importância de, neste Dia Nacional do Controle de Infecções (15/5), chamar a atenção para a importância das ações de prevenção e controle.

Neste ano, o lema da divulgação da Anvisa para a data é: “Cirurgia segura: prevenir infecções para salvar vidas”. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde, gestores, autoridades sanitárias, diretores de hospitais e a população em geral sobre a necessidade de implementar ações de prevenção das infecções nos procedimentos cirúrgicos. O envolvimento dos diversos segmentos e atores faz a diferença e contribui significativamente para minimizar o problema.

As infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) são os eventos adversos associados à assistência à saúde mais frequentes, repercutindo diretamente na segurança do paciente e na qualidade dos serviços. Algumas dessas infecções são causadas por microrganismos multirresistentes, ou seja, resistentes aos efeitos dos medicamentos hoje disponíveis. Em outras palavras, ocorre a redução ou eliminação da eficácia do agente para curar ou prevenir a infecção. Quando um paciente adquire uma infecção por bactéria multirresistente, as opções terapêuticas para o seu tratamento são menores e a chance de recuperação é prejudicada.

 

Fonte: ANVISA


topo