Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Eleição Suplementar: Diego Taques é o novo prefeito de Acorizal

por Andréa Martins Oliveira

segunda-feira, 02 de agosto de 2021, 13h46

Diego recebeu 2.758 votos.
 

TRE-MT ELEIÇÃO SUPLEMENTAR ACORIZAL


5.102 eleitores de Acorizal foram às urnas neste domingo (01/08) para escolher o novo prefeito que irá comandar o município até o término de 2024. Os eleitos foram Diego Ewerton Figueiredo Taques para prefeito e Wbiracy Barreira Sousa Santos Vilela, vice-prefeito. Eles pertencem a Coligação “Acorizal nas mãos de quem faz”.

O candidato eleito recebeu 2.758 votos e o segundo colocado, Benancy Lemes da Silva 2.253 votos. Benancy e seu vice, Maldo Figueiredo Sá, participaram do pleito pela Coligação “Trabalho confirmado”.

Dos 6.138 eleitores do município aptos ao exercício do voto, 5.102 (83%) compareceram às urnas neste domingo e destes, 5.011 escolheram uma das chapas, 28 votaram em branco e 63 nulo.

Para a realização da eleição no município, a 01ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá/MT contou com quase 244 colaboradores (mesários, merendeiras, escrutinadores, motoristas, entre outros) e 13 policiais. Eles atuaram em 13 locais de votação.


Entenda:

O candidato eleito em novembro de 2020, Meraldo Sá, teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A Corte considerou que ele estava com direitos políticos suspensos devido a condenação de improbidade administrativa em ação civil pública movida pelo Ministério Público Eleitoral. Meraldo foi acusado de realizar despesas não autorizadas quando era vereador em Acorizal, entre 2001 e 2012.  Consta na denúncia que foram realizadas despesas de pagamento de transporte escolar e jardinagem sem qualquer ligação com os serviços da Câmara de Acorizal. Meraldo recorreu dessa decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu o recurso e manteve a decisão exarada pelo TRE-MT.


Fonte: TRE/MT


topo