MPF - obtém condenação de indígena por tentativa de homicídio no interior da Terra Indígena de Serrinha, em Engenho Velho, norte do RS
quinta-feira, 10 de novembro de 2022, 13h17
Procurador da República Fredi Everton Wagner representou o MPF em Júri que teve duração de quase 12h
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de um indígena pela tentativa de homicídio dentro da Terra Indígena de Serrinha (TI Serrinha), no município de Engenho Velho, no norte do Rio Grande Sul. O caso foi levado a um tribunal de Júri na Justiça Federal em Passo Fundo, realizado nesta segunda-feira (7). A sessão, que começou às 9 da manhã, se estendeu até perto das 21h, quando foi pronunciada a sentença.
O indígena, autor do crime, residente da TI Serrinha, foi condenado a 4 anos e 10 dias de prisão, em regime semi-aberto. O crime aconteceu em novembro de 2012. Na ocasião, o réu, agora condenado, efetuou dois tiros de espingarda calibre .12 contra a vítima e fugiu do local.
A vítima foi atingida no tórax e sobreviveu, explica a denúncia, porque um celular e uma agenda que estavam no bolso esquerdo da camisa acabaram desviando a direção de alguns dos chumbos. Além disso, houve imediato socorro da vítima pelos vizinhos e sucesso nas intervenções cirúrgicas durante os vinte dias de internação em Hospital de Passo Fundo. O motivo do crime, segundo apurado, teria sido uma discussão acerca do arrendamento de 2 hectares de terras.
O procurador da República Fredi Éverton Wagner representou o MPF na acusação.
FONTE: MPF