'Dona de Mim': Sesc RJ e Governo do Estado do Rio firmam parceria para combater violência contra a mulher
sexta-feira, 26 de março de 2021, 10h06
Quando se pensa em violência contra a mulher, a primeira imagem que vem à cabeça é a da agressão física, mas, muitas vezes, este é o último estágio de uma série de outros abusos que começam com a violência psicológica, moral, patrimonial, física ou sexual até chegar ao feminicídio. Essas ameaças, no entanto, nem sempre são tão óbvias assim para a vítima; por isso, é imprescindível investir em informação.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e o Sesc RJ, um dos braços operacionais da Fecomércio RJ, firmaram um acordo de cooperação mútua para implementar ações de promoção de desenvolvimento social e de políticas de direitos humanos, como segurança alimentar e políticas para as mulheres, no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Uma cerimônia promovida no santuário do Cristo Redentor selou a parceria, com a participação do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire; da Subsecretária de Estado de Política para Mulheres, Cristiana Onorato Bento; e do Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Ao final da cerimônia, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, realizou um ato inter-religioso. Resultado da parceria, o projeto Dona de Mim tem o objetivo de abordar a violência contra a mulher e promover a conscientização da população fluminense, informando sobre os diversos tipos de violência – psicológica, moral, patrimonial, física e sexual – e onde procurar ajuda. (Veja, ao final do texto, os vários tipos de violência contra a mulher)
— A violência contra a mulher é um dos problemas mais graves da nossa sociedade, que infelizmente se acentuou no Brasil e no mundo nesse período de isolamento social. O papel do Poder Público é fundamental na luta contra essa situação, e podemos ir mais rápido se unirmos Governos e instituições civis como a Fecomércio RJ e o Sesc RJ que atuam com foco no bem-estar social. A parceria com o Governo do Estado é um avanço significativo já que as ações do projeto estão totalmente alinhadas com a nossa principal missão: levar qualidade de vida à população fluminense — destacou a Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.
Conheça conjuntos de ações
A identidade visual do projeto Dona de Mim e a confecção de cartilhas e banners explicativos foi criada pela equipe de Comunicação do Sesc RJ, liderada por Heber Moura, Diretor de Comunicação da Fecomércio RJ, do Sesc RJ e do Senac RJ. A Subsecretaria de Políticas para Mulheres está trabalhando na divulgação desse material informativo em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, a fim de estimular a conscientização.
– Esta é a primeira de muitas ações que vamos promover junto com o Governo do Estado, todas elas são parte do "Movimento Rio de Mãos Dadas", criado para gerar oportunidades de construirmos juntos um futuro de grandes realizações – explica Heber Moura.
A primeira ação do projeto Dona de Mim foi realizada no dia 9, com a distribuição de cartilhas sobre o tema, em estações do metrô. O material também estará disponível no Ônibus Lilás, onde vítimas da violência são atendidas e recebem informações. Outra iniciativa é a confecção de faixas com mensagens em defesa da mulher, que serão estendidas durante as partidas de futebol e vôlei. Em breve, as vítimas também poderão realizar cursos de empreendedorismo para se capacitarem profissionalmente e reafirmar sua independência.
— A campanha tem o objetivo de orientar as mulheres a buscarem ajuda para quebrar o ciclo da violência. Pesquisas apontam que, no mês de janeiro de 2021, foram nove feminicídios, contra seis em janeiro de 2020, demonstrando que não adianta somente a ameaça de encarceramento para coibir esses crimes. É necessário mudar a cultura — alerta a Subsecretária de Estado de Política para Mulheres, Cristiana Onorato Bento.
Fonte: O Globo