Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em VG é finalista
por CLÊNIA GORETH
terça-feira, 29 de setembro de 2020, 10h35

O projeto “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, está entre os três finalistas do Prêmio CNMP 2020, na categoria Indução de Políticas Públicas. A lista dos finalistas foi divulgada nesta segunda-feira (28). Ao todo, são nove categorias, contendo cada uma três finalistas. A classificação definitiva será conhecida na solenidade de premiação, no dia 12 de novembro, no encerramento do I Congresso do Ministério Público brasileiro.
“Independente da premiação final, o Ministério Público e a sociedade mato-grossense já são vencedores. Esse projeto foi considerado estratégico em nosso planejamento e será implementado em diversos municípios. As Promotorias de Cáceres, Nova Mutum e Cuiabá já estão em processo de implantação. O município de Barra do Garças foi o primeiro a implantar a Rede de Enfrentamento contra a violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Violência Doméstica, promotora de Justiça Laís Glauce Antonio dos Santos.
O Prêmio CNMP contempla as seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.
O certame é realizado em duas fases. Inicialmente, os projetos inscritos são avaliados e selecionados cinco projetos semifinalistas, por categoria, para a próxima etapa. Na segunda fase, são selecionados três projetos finalistas para a final. Em razão das restrições impostas pela pandemia (Covid-19), a cerimônia de entrega do Prêmio CNMP 2020 será integralmente virtual, transmitida pelo canal oficial do CNMP no YouTube.
O Prêmio CNMP foi instituído por meio da Resolução CNMP n° 94/2013, para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O projeto “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” consta no rol de projetos estratégicos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso para os próximos quatro anos. Em todo o Estado, Promotorias de Justiça estão sendo estimuladas a implementá-lo com o objetivo de contribuir para o alcance do objetivo estratégico que trata do fomento à prevenção e repressão ao feminicídio.
Fonte: MPMT