Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Judiciário participará de ação conjunta de combate a violência doméstica em Mato Grosso

quarta-feira, 04 de março de 2020, 11h05

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, recebeu representantes da Câmara Setorial Temática da Mulher, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e garantiu a participação do Judiciário, por meio de cooperação técnica, no projeto “Mulheres no Espaço Público”, que será lançado, dia 25 de março (quarta-feira), no Teatro Zulmira Canavarros, no Poder Legislativo.

 

O pedido de cooperação entre a Câmara Setorial e o Judiciário estadual foi apresentado pela promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, pela delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, e pela juíza Amini Haddad Campos, do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Comarca de Várzea Grande.

 

Na avaliação de Lindinalva Rodrigues, a participação do Tribunal de Justiça é fundamental para que a Câmara Setorial consiga implementar o projeto, que visa fomentar a importância do enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A promotora de Justiça destaca como de grande relevância o incentivo para a participação das mulheres nos espaços públicos e políticos. Ela ressalta que a presença masculina no combate à violência contra a mulher tem um valor singular, justamente porque contribui na divulgação de comportamentos e educação não machista dos filhos, cuidados com os mesmos e envolvimento nas tarefas domésticas.

 


Esses temas elencados pela promotora de justiça, como diversos outros assuntos, serão abordados nesse projeto que tem como objetivo a conquista da paz dentro das famílias. A parceira com o Judiciário e, segundo a promotora, com os outros poderes e instituições, vai possibilitar ainda a publicação de uma cartilha com informações sobre combate à violência doméstica e valorização da mulher. “As parcerias nessa ação da Câmara Setorial são fundamentais e, certamente, farão a diferença”, frisou a promotora.

 

No lançamento do projeto, os presidentes dos três poderes e representantes das instituições assinarão o termo de cooperação técnica. E na sequência, durante três meses, a Câmara Setorial da AL fará a capacitação em todo o Estado de profissionais/servidores dos órgãos parceiros da ação. Durante o treinamento serão entregues cartilhas e palestra pronta, em powerpoint, para ser apresentada em os municípios de Mato Grosso. A cartilha é de autoria da promotora de Justiça.

 

O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha assegura que participar dessa cooperação é necessária, importante e cada vez mais urgente. O presidente do TJMT os casos de violência contra a mulher nos últimos tempos têm sido alarmantes, principalmente com os crimes de feminicídio. “Ainda vivemos em uma sociedade culturalmente machista e patriarcal. Então, esse projeto é mais uma ação para mudarmos esse contexto”, finalizou o desembargador.

Fonte: TJMT


topo