Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher: confira os canais de atendimento e acompanhamento de mulheres do TJDFT

terça-feira, 14 de outubro de 2025, 12h24

Mais de 51 mil pessoas do gênero feminino foram mortas por seus parceiros ou membros da família, em 2023, segundo relatório da ONU. No Brasil, o número de feminicídios no último ano aumentou, chegando a 1.467 vítimas, maior resultado desde a criação da lei que criminaliza esse tipo de violência, instituída em 2015, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024.

 

Diante desse cenário, no Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado em 10/10, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) apresenta algumas das iniciativas desenvolvidas pelo órgão para garantir o atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

 

Coordenadoria da Mulher (CMVDDF), unidade especializada do TJDFT, oferece apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, desde sua criação em 2012. Utiliza abordagem com perspectiva de gênero, a fim de assegurar que cada caso seja tratado de forma eficiente e humanizada. A unidade também realiza campanhas educativas e articula a rede de proteção a fim de garantir a segurança e o bem-estar das mulheres. 

 

Ouvidoria para Elas do TJDFT é um serviço dedicado a acolher mulheres que enfrentam situações de violência. Por meio da oferta de um espaço seguro e confidencial, a Ouvidoria orienta as vítimas sobre como buscar ajuda e encaminha as denúncias para os órgãos competentes. Além disso, a unidade promove campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de romper o ciclo de violência.  

 

O Programa Elas, instituído pela Portaria Conjunta 29/2024, foi criado para proteger servidoras e magistradas do TJDFT vítimas de violência doméstica. O programa oferece apoio jurídico, psicológico e emocional, além de promover ações de conscientização dentro da instituição. O objetivo é criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todas as colaboradoras.  

 

Dicas para evitar relacionamentos abusivos

 

A fim de conscientizar a população e contribuir com essa luta, considerada uma epidemia do século 21, a violência de gênero, o Ouvidoria para Elas traz dicas importantes às mulheres para evitarem relacionamentos abusivos

 

Fonte: TJDFT


topo