CNMP ilumina a sede com a cor lilás em apoio ao Mês da Mulher e à igualdade de gênero
sexta-feira, 14 de março de 2025, 13h55
A medida faz parte de uma série de projetos e ações voltados à defesa dos direitos das mulheres

Durante este mês, a sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, está iluminada com a cor lilás. A iniciativa partiu da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, para chamar a atenção da relevância do Mês da Mulher e do compromisso do Ministério Público com a promoção da igualdade de gênero.
Essa atividade integra o Plano de Ação da Ouvidoria Nacional para 2025, que contempla uma série de projetos e ações voltados à defesa dos direitos das mulheres. O objetivo é fortalecer a atuação do Ministério Público na promoção da igualdade de gênero e no enfrentamento da violência contra a mulher.
Nesse contexto, no dia 26 de fevereiro, foi realizado o 1º Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres do Ministério Público, ocasião em que a Ouvidoria Nacional propôs à Rede de Ouvidorias do Ministério Público a minuta de celebração de um Pacto Nacional em Defesa dos Direitos das Mulheres. A formalização do documento visa consolidar as Ouvidorias como espaços de acolhimento e proteção, ampliando a atuação na escuta ativa e na formulação de estratégias institucionais para a promoção da equidade de gênero.
A Ouvidoria Nacional encaminhou às Ouvidorias-Gerais dos Ministérios Públicos a proposta de a iluminação na cor lilás ser replicada em suas unidades. O propósito é fortalecer a representatividade da data e contribuir para ampliar a conscientização sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres, tanto no âmbito institucional quanto social.
A ouvidora nacional do Ministério Público, conselheira Ivana Cei, afirma que a iluminação “representa um gesto simbólico de reconhecimento e valorização da atuação das mulheres no Ministério Público e na sociedade, reafirmando o compromisso institucional com a equidade e promoção dos direitos das mulheres”.
Fonte: CNMP