TJDFT promove webinar sobre impacto dos relacionamentos amorosos na saúde mental feminina
quarta-feira, 12 de março de 2025, 17h05
Na tarde dessa terça-feira, 11/3, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Programa Elas, realizou o webinar “O impacto dos relacionamentos amorosos na saúde mental das mulheres: um bate-papo necessário”. A ação foi realizada na plataforma Teams e faz parte da programação da 29ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 10 a 14/3, em todos os Tribunais do país.
As convidadas foram a psicóloga Kátia Lima, da Sesa, e a assistente social do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), Letícia Custódio. A iniciativa teve como público-alvo magistradas e servidoras do TJDFT e teve como objetivo a reflexão sobre o impacto dos relacionamentos amorosos na saúde psíquica das mulheres.
No evento, foram abordados quais comportamentos e características estão presentes num relacionamento saudável e como isso influencia na manutenção da saúde psíquica e física da mulher. As participantes colocaram ainda experiências e opiniões sobre condutas que classificariam como abusivas numa relação.
Temas como amor romântico, culpa e a tentativa feminina de salvar o relacionamento também foram tópicos discutidos pelas palestrantes. “O olhar da sociedade para o relacionamento em casal e o casamento pode dificultar a tomada de decisão da mulher vítima de violência em procurar ajuda”, afirmou a psicóloga Kátia Lima. Por fim, Letícia Custódio reforçou o papel fundamental das medidas protetivas de urgência para prevenção de novas violências e feminicídios.
Programa Elas
O Programa Elas foi criado em 2024 e constitui-se num espaço de apoio seguro, dedicado exclusivamente a proteger e auxiliar magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica e familiar.
A iniciativa oferece um canal interno de atendimento, para prevenção, conscientização, acolhimento e orientação, bem como realiza encaminhamentos para suportes existentes no Tribunal. Tudo isso com garantia da sua privacidade e anonimato.
O Programa é um trabalho institucional realizado de maneira articulada com o NJM, a Ouvidoria-Geral, a Sesa e a Sesi. Acesse a página e conheça mais. Caso precise de ajuda, clique aqui.
Fonte: TJDFT