MP-AP participa das comemorações do Dia Internacional da Mulher
terça-feira, 11 de março de 2025, 17h00

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou, neste sábado (8), das atividades do Dia Internacional da Mulher com a inauguração do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) Tia Zefa, no Centro de Macapá. A promotora de Justiça Alessandra Moro, titular da 1ª Promotoria de Defesa da Mulher e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Mulher (CAO Mulher), esteve presente com sua equipe.
O CAO Mulher ofereceu escuta ativa às participantes, coletando informações, reclamações e denúncias. Os casos foram encaminhados para atendimento qualificado na Promotoria de Defesa da Mulher, no CAO Mulher ou para unidades parceiras da Rede de Apoio, conforme a necessidade.
A cerimônia homenageou a marabaixeira amapaense Tia Zefa e contou com a presença de seus familiares e de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Mulheres compartilharam relatos sobre suas lutas e conquistas, destacando a importância da homenageada.
O governador Clécio Luís afirmou que a equipe do CRAM está preparada para oferecer acolhimento, suporte psicossocial e jurídico, além de realizar os encaminhamentos necessários para vítimas de violência doméstica: “Com essa rede de apoio, queremos fortalecer a luta das mulheres,
construída tanto na militância quanto no dia a dia, em suas casas e locais de trabalho”, afirmou.
A promotora Alessandra Moro ressaltou a necessidade do compromisso institucional na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento da violência de gênero no Amapá. Ela destacou que o novo espaço garantirá atendimento mais rápido e eficiente.

“No Dia Internacional da Mulher, celebramos os avanços na luta pela igualdade de gênero, especialmente com a Lei Maria da Penha. Nosso objetivo é reduzir a violência contra a mulher, oferecendo atendimento qualificado e combatendo essa realidade. O Ministério Público reafirma seu compromisso com um futuro em que todas as mulheres vivam com dignidade, respeito e igualdade”, disse.
Alessandra Moro também elogiou a iniciativa do governo estadual em estruturar um espaço de proteção e acolhimento para mulheres vítimas de violência. O CRAM passou por reforma completa, incluindo melhorias na cobertura, instalação de pisos em porcelanato e iluminação em LED.
Fonte: MPAP



