Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Comarca de Vila Bela promove ações de conscientização e enfrentamento à violência doméstica

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, 13h31

 

A comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá) realizou, nos dias 10 e 12 de dezembro, palestras promovidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), órgão vinculado ao Poder Judiciário de Mato Grosso. O evento contou com a participação da professora, advogada e assessora técnica multidisciplinar Ana Emília Sotero, que abordou estratégias de identificação e combate à violência doméstica.

 

De acordo com a juíza Tatiana dos Santos Batista, da Vara Única da Comarca, a iniciativa teve um impacto significativo, principalmente diante dos elevados índices de violência contra a mulher na região. “Esse evento foi extremamente relevante, pois os índices de violência contra a mulher ainda são alarmantes. Precisamos conscientizar todas as mulheres, especialmente aquelas que vivem na zona rural, sobre seus direitos”, destacou a magistrada.

 

Além dos servidores do Judiciário, participaram do evento representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das polícias Militar e Civil, do Conselho Tutelar e da comunidade local, com ênfase na presença de mulheres.

 

Como parte das atividades, a Cemulher-MT promoveu um Círculo de Construção de Paz com mulheres vítimas de violência e formou o primeiro grupo reflexivo da região para homens que cometeram crimes no contexto de violência doméstica.

“Incluímos a participação dos homens nesse grupo, separando aqueles que vêm de uma sentença judicial dos que são oriundos de medidas protetivas. Esses grupos desempenham um papel importante na prevenção e na redução da reincidência desse tipo de crime, ao abordar o tema de forma educativa e transformadora”, concluiu a juíza.

 

Fonte: TJMT


topo