Último dia do III Fovid define enunciados e recomendações para o enfrentamento à violência contra a mulher no estado
sexta-feira, 21 de junho de 2024, 17h55
Após três dias de palestras, debates e oficinas, o III Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fovid) teve a conclusão dos trabalhos nesta sexta-feira (21/06). O tema desta edição foi “Pluralidade: as diversas facetas do enfrentamento da violência doméstica”. Cerca de 1.300 pessoas acompanharam a programação.
“É uma satisfação para nós do TJPR sediar o fórum. Esse é um tema que nós, juízes e juízas paranaenses, estamos absolutamente envolvidos. O Fovid já integra o nosso calendário e, a cada ano, vem se mostrando um fórum que efetivamente presta relevante discussão em nossa sociedade”, declarou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
O evento debateu temas como os desafios das mulheres no acesso à justiça, protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, direito à reparação e dano, sistema de justiça e rede de proteção, e as políticas públicas judiciárias frente à pluralidade de mulheres e vulnerabilidades.
O último dia contou com oficinas e plenária para o debate dos enunciados que serão enviados ao Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). As recomendações também têm o objetivo de firmar entendimentos nos âmbitos jurídico e psicossocial, bem como estabelecer protocolos que sirvam de referência para magistrados(as) e servidores(as) que atuam na área.
“Quero agradecer a todos pela confiança. Enalteço a iniciativa nesta edição de envolver também os servidores que atuam no estado. A Cevid tem uma gestão horizontal. Nós queremos ouvir a todos para buscar as melhores soluções”, afirmou a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), desembargadora Ana Lúcia Lourenço.
“Agradeço a participação de todos, à equipe da Cevid, a todos os colegas. Espero que todos tenham conseguido aproveitar este evento tão relevante”, declarou no discurso de encerramento a presidente do Fovid, juíza Débora Cassiano Redmond.
Na última plenária, também foi definida a nova direção para a realização da 4ª edição do Fovid, em 2025, composta pela presidente, juíza de Direito Claudia Andrea Bertolla Alves; pela vice-presidente, juíza de Direito Tais de Paula Scheer; e a secretária, juíza de Direito Alessandra Pimentel.
Fonte: TJPR