Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO EM SANTA HELENA DE GOIÁS INTEGRA AÇÕES DE PROJETO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

quarta-feira, 03 de abril de 2024, 12h20

 

Ministério Público de Goiás (MPGO) encerrou no dia 25 as atividades comemorativas ao Mês da Mulher em Santa Helena de Goiás, em um encontro na sede da instituição com integrantes da rede de proteção Mulheres Fortes.

 

Coordenada pela promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Santa Helena de Goiás e integrante do Núcleo Estadual de Gênero do MPGO, a reunião teve por objetivo fortalecer a rede de proteção, conscientização, apoio e empoderamento de mulheres no combate à violência doméstica.

 

Na oportunidade, foi feito um balanço da evolução e dos trabalhos desenvolvidos pela rede Mulheres Fortes desde seu início, em agosto de 2022, e aprovadas novas iniciativas. Sobre as ações realizadas, destacam-se os mais de 300 atendimentos médicos e psicológicos prestados às vítimas, encaminhamento para o mercado de trabalho, acompanhamento jurídico nas áreas penal e cível e do cumprimento de medidas protetivas, registro de denúncias, abertura de inquérito e ações repressivas e preventivas realizadas pela Polícia Civil.

 

A convite da Comissão da Mulher da OAB local, a professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Pollyana de Queiroz Ribeiro, participou da reunião. Ela é coordenadora do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Sistemas de Informação e coautora do livro TI de Salto, que aborda a trajetória de mulheres que atuam na área de tecnologia.

 

Durante o encontro, ela informou que a UEG está com um projeto pronto e aprovado para trabalhar cursos de tecnologia da informação com as mulheres atendidas pela rede, ressaltando que a presença dessas mulheres no ambiente universitário favorecerá a apresentação de cursos superiores e, posteriormente, seu engajamento no setor de empreendedorismo e na formação superior.

 

A professora citou, ainda, a ideia de elaborar um livro para documentar o projeto, propondo-se ainda a auxiliar nos trabalhos de mídias sociais da equipe e na criação de um site para a rede Mulheres Fortes.

 

Participaram do encontro, além da promotora de Justiça, as demais integrantes da rede: a secretária municipal de Promoção Social, Renata Araújo Asmar Rodrigues; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Lucimara Aparecida Barbosa Cadore; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Luciana Rafaela Fernandes Ferreira Fonseca, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Santa Helena de Goiás, Maria Aparecida Alves de Almeida.

 

Com apoio do MPGO, projeto educativo do TJGO sobre Lei Maria da Penha deve ser implantado no município

 

Na terça-feira (26/3), a promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho participou de reunião virtual para implantação do projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, no município de Santa Helena de Goiás. 

 

Conforme esclarece a promotora, essa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) executada de forma conjunta, articulada e integrada com a rede de ensino dos municípios goianos, sensibilizando professores, professoras e agentes educacionais sobre a necessidade de enfrentamento e prevenção à violência doméstica contra a mulher. A reunião foi conduzida pelo coordenador executivo do projeto, juiz Vitor Umbelino. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Fotos: acervo da 2ª PJ de Santa Helena de Goiás)

 

 

Fonte: MPGO


topo