MPAC e Secretaria da Mulher discutem ações de combate à violência doméstica e familiar
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, 12h53

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 13ª Promotoria Criminal Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizou na tarde de ontem (28) uma visita institucional à sede da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).
A promotora de Justiça Dulce Helena de Freitas Franco foi recepcionada pela secretária Estadual da Mulher, Márdhia El-Shawwa, e conheceu as instalações da Secretaria. A reunião teve como objetivo estreitar laços entre as instituições e discutir ações conjuntas para prevenir e conscientizar a população sobre temas como direitos das mulheres, combate ao assédio sexual e transfobia.
Durante o encontro, as representantes das duas instituições compartilharam iniciativas e campanhas de conscientização já realizadas pelo MPAC e Semulher, e destacaram a importância das ações para alcançar um público mais amplo e promover uma mudança cultural em relação a esses temas.
Outro ponto importante da pauta foi o aprimoramento do preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A promotora solicitou o auxílio da secretária para que os policiais nas Delegacias de Polícia sejam instruídos sobre o correto preenchimento do instrumento.
O preenchimento correto do formulário é crucial para compreender a realidade das mulheres vítimas de violência doméstica, identificar as situações mais críticas, adotar medidas cabíveis para proteger as vítimas e formular políticas públicas mais eficazes.
Fonte: MPAC