Apple lança Safety Check, recurso para proteger pessoas de violência doméstica
por Mariela Cancelier
terça-feira, 07 de junho de 2022, 12h50
A Apple anunciou hoje, durante o evento WWDC 2022, a introdução de um novo recurso chamado Safety Check, ou Verificação de segurança, em português. A novidade chega no iOS 16 com o objetivo de proteger pessoas em relacionamentos abusivos ou com segurança pessoal em risco.
O Safety Check ajuda os usuários no gerenciamento de quais pessoas e aplicativos têm acesso aos seus dados e contas. Isso inclui aplicativos como Find My, localização, dados, contatos e etc. Mas, o mais importante é um botão de emergência dentro do recurso que redefine todo o acesso que qualquer pessoa possa ter às suas contas e informações cruciais.
Com o botão de Redefinição de Emergência, a ferramenta remove rapidamente todo o acesso de aplicativos e contas pessoais que o usuário tenha concedido a outras pessoas. Ele pode deslogar facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos, além de redefinir as permissões de privacidade e limitar as mensagens apenas ao aparelho por onde a pessoa ativou o recurso.


Essa ferramenta foi pensada para pessoas que estão em um relacionamento com um parceiro abusivo, limitando um possível acesso não autorizado em seus dispositivos. Para isso, a Apple trabalhou com a NNEDV (Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica), NCVC (Centro Nacional para Vítimas de Crime) e a WESNET (Rede de Serviços para Mulheres) da Austrália para desenvolver um novo conjunto de recursos para ajudar pessoas em relacionamentos abusivos que precisam abandonar o radar para sua própria segurança.
Com a novidade, a Apple espera tornar seu ecossistema mais seguro, já que os dispositivos da marca podem conversar facilmente entre si para trocar informações pessoais importantes. Em um cenário de relacionamento abusivo ou violência doméstica, a marca espera que seus aparelhos não ajudem o agressor — já que um parceiro perigoso poderia ter acesso à localização e mensagens da vítima através de outros dispositivos.
Fonte: Mundo Conectado