Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

LOCALIZAÇÃO DE DESAPARECIDOS

Ministério Público de Mato Grosso institui Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

por José Mariano de Almeida Neto

sexta-feira, 16 de agosto de 2019, 16h30

 


O desaparecimento de pessoas é um grave fenômeno que atinge famílias do Brasil inteiro, inclusive o Estado de Mato Grosso, tornando-se uma violação de direitos humanos que reclama ações resolutivas visando o conhecimento e busca de soluções.

Em sintonia à sua missão institucional e visando contribuir na busca de soluções para tão grave problema social, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso instituiu, por meio do Ato Administrativo nº. 828/2019-PGJ, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos - PLID/MPMT, em adesão ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos - SINALID do CNMP.

O PLID/MPMT é um programa que tem como objetivo a localização e identificação de pessoas desaparecidas, vítimas de crimes ou não, por meio da coleta de informações, registro em banco de dados e promoção de ações integradas que fomentem a melhoria na busca e identificação de pessoas desaparecidas.

O PLID/MPMT está vinculado, na estrutura organizacional, aos Centros de Apoio Operacional - CAOs, sendo suas atividades desenvolvidas pela sua equipe multidisciplinar, sob supervisão do Coordenador-Geral.

Enquanto a esperança mobilizar sonhos e ações dos familiares de pessoas desaparecidas, cabe ao Estado mobilizar sua competência técnica, estratégica e financeira para dar uma resposta a estas famílias.


topo