Estudantes em medida socioeducativa são premiados pelo Ministério Público do Trabalho
por Secretaria de Educação/PE
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, 13h27
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Fotos: Josimar Oliveira
Mais de 40 estudantes em cumprimento de medida socioeducativa participaram, nesta quinta-feira (18), da cerimônia de premiação do Prêmio MPT na Escola 2025, que reconhece os melhores trabalhos artísticos e culturais produzidos nas escolas das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). O evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE), no bairro da Várzea, no Recife. Esta é uma parceria do Governo de Pernambuco com o Ministério Público do Trabalho e a Funase.
Os adolescentes dos Centros de Internação Provisória (Cenip) do Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, além dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória de Santo Antão, Santa Luzia, Garanhuns, Petrolina, Timbaúba, Arcoverde, Muribeca e Pirapama, participaram da iniciativa com produções nas categorias desenho e poesia. As obras tiveram como temática o enfrentamento ao trabalho infantil, discutido previamente em sala de aula como parte das atividades pedagógicas desenvolvidas nas unidades.
Após avaliação, foram escolhidos os melhores desenhos e poesias de cada unidade. Os estudantes vencedores receberam certificados e tablets como forma de reconhecimento pelo desempenho e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Esta foi a primeira edição do Prêmio MPT na Escola voltada especificamente para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “O projeto desperta o senso crítico contra o trabalho infantil e, ao mesmo tempo, dá visibilidade a jovens que, por diversas razões, tiveram seus direitos negados. Por meio da poesia e do desenho, eles conseguem expressar o que pensam e apontar caminhos para que crianças e adolescentes sejam vistos como sujeitos de direitos”, destacou o professor Welson Costa, gerente geral de planejamento da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação.
A procuradora do Trabalho, Jailda Pinto, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, reforçou o caráter transformador do projeto. “Esta é uma iniciativa que dialoga diretamente com o interesse dos adolescentes pela cultura e pelas artes, e nos permite compreender como essa temática é percebida por quem, muitas vezes, já vivenciou na pele a violação de direitos”, pontuou.
Fonte: Secretaria de Educação/PE