Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Com literatura e música, projeto da Seciju transforma rotina de jovens em cumprimento de medida socioeducativa em Santa Fé do Araguaia

por Thayllor Negre - Governo do Tocantins

sexta-feira, 13 de junho de 2025, 11h37

Durante o evento, foram apresentadas músicas e textos produzidos ao longo do projeto Notas e Palavras - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, nessa terça-feira, 10, o  projeto Notas e Palavras: Descobrindo Histórias e Sons, no Centro de Internação Provisória de Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte). Durante o evento, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa apresentaram à comunidade produções artísticas e literárias autorais desenvolvidas ao longo do projeto.

 

Com exposições de arte, interpretação de textos e apresentações musicais, a iniciativa proporcionou aos participantes uma oportunidade de expressão, descoberta de talentos e fortalecimento da autoestima. O projeto tem como principais objetivos estimular habilidades criativas e abrir novos horizontes para os jovens.

 

O coordenador do Ceip Norte, Francivaldo Sousa, destacou o comprometimento da equipe multidisciplinar na realização das atividades. “O projeto só foi possível graças ao empenho dos agentes de segurança socioeducativos, especialistas, professores e equipe administrativa, que ofereceram todo o suporte pedagógico e metodológico necessário”, pontuou. 

 

Um dos professores do projeto, o agente de segurança socioeducativo Josione Pereira, ressaltou a dedicação dos adolescentes durante as aulas de violão. “No início, muitos relataram dores e dificuldades, mas com perseverança e prática, conseguiram realizar belas apresentações em pouco mais de quatro meses”, salientou. 

 

A pedagoga e especialista socioeducativa, Janaina Silva Costa, enfatizou o progresso dos participantes na leitura. “Muitos jovens que apresentavam dificuldades de interpretação e fluência leitora demonstraram avanços significativos. Hoje, eles são mais confiantes, mais atentos às palavras e se expressam melhor ao se depararem com diferentes obras”, explicou.

 

O projeto ocorre semanalmente com aulas de forma contínua na unidade, atendendo atualmente cinco adolescentes e jovens.

 

Projeto também valoriza o talento e a superação dos jovens por meio da arte - Seciju/Governo do Tocantins

 

Jovens do Ceip Norte encantaram o público com as apresentações que simbolizam um recomeço - Seciju/Governo do Tocantins

 

Fonte: Governo do Tocantins


topo