IV Caminhos Literários terá ações culturais para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará
por TJCE
quinta-feira, 12 de junho de 2025, 12h40
O Poder Judiciário cearense, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), participará do IV Caminhos Literários, que acontecerá de 03 a 09 de julho. Com o tema “Adolescência em Cena”, o evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) debaterá o papel do audiovisual e das expressões culturais juvenis na construção de identidades, pertencimento e cidadania de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
“O ‘Caminhos Literários’ tem como propósito fomentar a elaboração, o desenvolvimento e a qualificação de políticas, ações e projetos culturais no sistema socioeducativo, com ênfase nas linguagens do audiovisual e nas expressões culturais das juventudes, promovendo o direito à cultura, à comunicação e à participação cidadã”, explicou o supervisor do GMF do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Henrique Jorge Holanda da Silveira.
O coordenador do Núcleo Socioeducativo do GMF, juiz Epitácio Quezado Cruz Júnior, destacou que “o Judiciário cearense deve estar empenhado para o fortalecimento da cultura como dimensão da socioeducação e direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso papel é também ser fomentador e articulador para garantia desse direito aos adolescentes no cumprimento de medida socioeducativa e no pós-medida”.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento será no dia 03 de julho e terá transmissão pelo Canal do CNJ no Youtube, além de ações locais. Nos dias 04, 08 e 09 serão feitas atividades envolvendo diretamente três Centros Socioeducativos do Ceará: Canindezinho e Aldaci Barbosa, na Capital, e a Semiliberdade de Juazeiro do Norte, no Interior, com programação voltada exclusivamente para as(os) adolescentes.
Além de visibilizar experiências culturais desenvolvidas nas unidades socioeducativas e nos territórios, o “Caminhos Literários” tem garantido espaços de escuta qualificada e protagonismo de adolescentes na formulação das políticas culturais e valorização das narrativas negras, periféricas e de matriz africana na construção simbólica e política das juventudes.
A programação contará com a estrutura institucional da Secretaria de Cultura do Estado. Em reunião com o GMF, nessa terça-feira (03/06), a coordenadora de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural da Secult Ceará, Helena Campelo, se colocou à disposição para contribuir com o evento e com as demais ações a serem implementadas no Sistema Socioeducativo. Na ocasião, ainda foram apresentadas as ações desenvolvidas em âmbito do socioeducativo e pós-medida, informando as(os) beneficiárias(os) e alguns resultados obtidos. Além disso, foram disponibilizados os equipamentos públicos estaduais para a realização de ações e participação dos jovens nos eventos públicos promovidos pela Secretaria.
SAIBA MAIS
O Caminhos Literários do Socioeducativo teve início em 2022 e é uma das atividades do Programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para refletir desafios no campo da privação de liberdade. Além de ser a primeira ação nacional de incentivo à leitura entre jovens em conflito com a lei, foi o primeiro evento realizado pelo CNJ com participação ativa de adolescentes em privação de liberdade. No TJCE, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) é responsável por acompanhar as ações voltadas aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Fonte: TJCE