Portais do STJ e do CNJ são alvo de tentativas de ataque hacker
quarta-feira, 05 de março de 2025, 16h09
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/C/2/H79BAwRl2QG31OD6ZsBg/captura-de-tela-2025-03-05-143650.png)
Portal do STJ cria camada de proteção para evitar ataque hacker — Foto: Reprodução/STJ
Os sistemas eletrônicos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram alvo de tentativas ataque hacker nesta quarta-feira (5).
💻 Os portais, no entanto, estão funcionando normalmente.
Equipes da área de tecnologia da informação dos respectivos órgãos tentam evitar comprometimento no funcionamento das plataformas.
Segundo fontes ligadas a esses órgãos, uma camada de proteção foi adiciona aos sites, mas as tentativas permanecem consistentes.
Os ataques contra o STJ se intensificaram nesta terça (4), quando a Corte passou a exigir que o usuário tenha que se identificar como humano para acessar a página.
Em nota, o STJ afirmou que identificou tentativas de ataque cibernético que foram todas bloqueadas pelas ferramentas informáticas de prevenção a invasões.
"Os sistemas do tribunal também não foram derrubados. Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços".
.png)
Fora do ar
Há suspeitas de que outros portais de órgãos públicos também tenham sido alvo de tentativas de ataques, como o portal da Petrobras — que está fora do ar.
Mas até a última atualização desta reportagem, não havia essa confirmação.
FONTE: GLOBO
.png)