MJSP recebe representantes da Apple para discutir cibersegurança e proteção de dados
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, 12h43
Programa Celular Seguro foi um dos destaques do encontro dessa segunda-feira (2), no Palácio da Justiça (DF)
Foto: Jamile Ferraris/MJSP
A Secretaria-Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu, nessa segunda-feira (2), representantes da Apple para discutir temas relevantes para o setor de tecnologia, como cibersegurança e proteção de dados. Na oportunidade, foi apresentado o programa Celular Seguro e possíveis futuras colaborações para melhorias no aplicativo.
O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, conduziu a reunião. Ele destacou a sinergia entre o programa brasileiro e outras políticas públicas da pasta com as boas práticas da empresa americana em gestão de dados e privacidade. “A Apple é referência no ramo da tecnologia. É de interesse da administração pública manter esse diálogo para compartilharmos experiências com o objetivo de melhorarmos programas e processos, sempre com foco na proteção do usuário”, destacou.
O chefe de Assuntos Governamentais da Apple nas Américas, Tim Powderly, parabenizou a atuação do MJSP e reforçou que a proposta do Celular Seguro é interessante, porque o desenvolvimento da iniciativa tem grande preocupação com a segurança e a privacidade.
Biometria e segurança
Manoel Carlos destacou os ofícios enviados, em agosto, pelo MJSP para as big techs Google e Apple, com uma solicitação de aumento da segurança dos usuários por meio da biometria fácil no acesso aos aplicativos de e-mails instalados em telefones móveis. “A última atualização da Apple, a versão 18.1.1 do iOS e iPadOS, foi lançada no mês passado e agora oferece a possibilidade de bloquear os aplicativos com o Face ID. O MJSP recebeu com muita satisfação essas melhorias de segurança para o cidadão, em resposta ao que buscávamos”, salientou.
Também participaram do encontro a secretária de Direitos Digitais do MJSP, Lilian Cintra de Melo; o diretor da Apple para América Latina, Mario de la Cruz Sarabia; e as gerentes Márcia Miya e Ana Cecília Oliveira.