Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Agosto Lilás: MPRO participa de fórum sobre rede de atendimento em casos de violência doméstica em Ji-Paraná

quarta-feira, 20 de agosto de 2025, 17h16

 

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, nesta terça-feira (19/8), do Fórum “Fortalecer para Proteger”, realizado no Fórum de Ji-Paraná. O evento, promovido pela 2ª Vara Criminal do município, teve como objetivo discutir a rede de atendimento nos casos de violência contra a mulher.

 

Durante o encontro, que reuniu todos os integrantes da rede de atendimento à mulher vítima de violência, foi apresentado o trabalho "Reflexivo para homens autores de violência", iniciativa voltada ao acompanhamento e orientação de homens que praticaram agressões. A proposta busca promover mudanças de comportamento e reduzir a reincidência da violência doméstica. O trabalho é desenvolvido por profissionais do Núcleo de Análises Técnicas (NAT) do MPRO.

 

 

Atuação do MPRO

 

O Ministério Público foi representado pela equipe do NAT, formada pela assistente social Ivânia Prosenewicz, a psicóloga Patrícia Dayane Marques de Souza e a pedagoga Izabel Ferreira de Jesus, além da psicóloga voluntária Teresangela Varea, do Núcleo de Apoio às Vítimas (Navit) de Ji-Paraná.

 

Ainda foi apresentado o projeto desenvolvido para atendimento psicológico para as mulheres e crianças vítimas de violência, especialmente após passarem pelas audiências criminas, momento que as coloca em situação de sofrimento, por terem que rememorar a situação de violência, o que ensejou o início dos trabalhos do Navit, na Promotoria de Justiça. As profissionais apresentaram ações que vêm sendo realizadas para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência.

 

Agosto Lilás

 

O fórum integrou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A mobilização busca incentivar a denúncia, fortalecer os serviços de apoio às vítimas e promover espaços de diálogo sobre o tema.

 

Fonte: MPRO


topo