Coordenadora do Cavinp/AP prestigia inauguração do Centro Estadual de Apoio às Vítimas em MG
quinta-feira, 12 de setembro de 2024, 13h15
A promotora de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e coordenadora do Centro de Atendimento às Vítimas “Nós Pertencemos” (CAVINP/MP-AP), Fábia Regina, representou a procuradora de justiça do Amapá e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei, na inauguração do Centro Estadual de Apoio às Vítimas Casa Lilian, em Belo Horizonte (MG). O evento foi na segunda (9) e marcou a abertura de um importante espaço voltado ao atendimento integral de pessoas vítimas de crimes ou atos infracionais em todo o estado mineiro.

Também estiveram presentes na inauguração o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Jarbas Soares Júnior; o Coordenador do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas do CNMP Bernardo Morais Cavalcanti e o Subprocurador-Geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel.

A Casa Lilian
A Casa Lilian foi criada pelo Ministério Público de Minas Gerais com o objetivo de oferecer atendimento integral a pessoas vítimas de crimes, abrangendo também seus familiares e comunidades afetadas. O centro atua em casos de crimes sexuais (envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos), crimes contra a vida, como homicídio e feminicídio, além de crimes de ódio, incluindo racismo, LGBTfobia, intolerância religiosa e outras formas de discriminação. O espaço busca promover a proteção e recuperação de vítimas, oferecendo suporte psicológico, jurídico e social, garantindo direitos e reduzindo o impacto causado pelos crimes.

A participação da promotora Fábia Regina na inauguração ressalta o apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP) a projetos que visam à promoção da dignidade humana e à proteção das vítimas, em nível nacional, reforçando a cooperação entre instituições no combate à violência e discriminação.
Fonte: MPAP