Sejus promove 4º Encontro de Diretores e Academia de Líderes do Sistema Penitenciário
quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, 17h35
Encontro reúne gestores para aprimoramento das ações do setor no Estado
![]()
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) realiza nesta semana, na Capital, o 4º Encontro de Diretores e Academia de Líderes 2025. O encontro reúne gestores e diretores das 41 unidades prisionais para debater estratégias e orientações de atuação e inovação na administração penitenciária, orientações legislativas e promoção de boas práticas.
Na abertura do evento, o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou os avanços obtidos na reestruturação do Sistema Penitenciário estadual, com investimentos da ordem de R$ 480 milhões nos últimos sete anos, que fizeram com que a capacidade instalada de vagas mais que dobrasse.
"O Estado já avançou significativamente na reestruturação do sistema penitenciário e tanto as obras em andamento quanto as que teremos para o próximo ano acrescentam um número significativo de vagas e permitem melhores condições de trabalho para nossos policiais penais, além de um ambiente mais propício à ressocialização dos reeducandos”, enfatizou o gestor.
Um dos palestrantes do encontro, gestor governamental e coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados da Sejus, Bernardo Morais Filho, apresentou estatísticas de atuação e números correspondentes ao trabalho da Polícia Penal no estado.
"Através do sistema ‘Entregas MT’, podemos apresentar a nossa efetividade por meio dos números, porque no final o importante é isso, mostrarmos o que está sendo feito em cada unidade, e na Sejus como um todo", disse o gestor.
Durante os três dias do evento, gestores e líderes administrativos do Sistema Penitenciário têm a oportunidade de apresentar e dialogar sobre ações realizadas internamente na secretaria, além do trabalho diário realizado nas unidades prisionais.
As palestras incluem todas as áreas da Sejus, como Corregedoria, Administração Sistêmica, Administração Penitenciária e Inteligência. O encontro será encerrado nesta quinta-feira (04.12), com uma visita técnica às unidades prisionais de Nobres e Nortelândia.
Fonte: SEJUS