Projeto incentiva reintegração social e qualificação profissional entre reeducandas
quarta-feira, 01 de outubro de 2025, 16h09
Terceira turma, com 20 mulheres, teve início na Penitenciária Feminina, em Cuiabá
![]()
Vinte mulheres da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, iniciaram nesta terça-feira (30.09), a participação em mais uma turma do projeto Construindo Sonhos, uma iniciativa do Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça.
O projeto busca o fortalecimento da ressocialização e a reintegração social de mulheres privadas de liberdade por meio de rodas de conversa sobre valores humanos, vínculos familiares e projeto de vida, além de cursos de qualificação profissional definidos conforme o perfil das participantes.
A turma será composta por 20 mulheres da ala LGBT da penitenciária. A equipe da Sejus e o MPMT destacaram a cooperação interinstitucional e o trabalho integrado para assegurar a qualidade do projeto e os resultados na ressocialização.
A abertura contou com a presença da diretora das gestoras da unidade, Cristiane Matucari Lara e Cristiany Bruno; coordenador de Educação, Trabalho e Alternativas Penais, Leonardo Ferreira; superintendente penitenciária Leste, Waldicele Duarte e da procuradora de Justiça Josane Guariente.
A organização do evento foi realizada em conjunto pelo gerente administrativo da penitenciária, Anderson Freitas; pela pedagoga da unidade, Margaret Anderson e pela equipe do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal do MP.
FONTE: SEJUS