Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Escuta Susp e Ação de Cidadania são temas de reuniões técnicas no Estado do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 25 de agosto de 2025, 14h12

CANOAS CAPACITAÇÃO.jpeg

 

Brasília/DF, 25/08/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), realizou a primeira reunião técnica presencial no Rio Grande do Sul para a implementação do Escuta SUSP, o Rio Grande do Sul aderiu ao projeto, em junho deste ano.

 

O chefe da Divisão de Saúde, Kleber Carlos, representou a SENAPPEN na reunião que contou com a participação do secretário de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo do Estado, Jorge Pozzobom, da coordenadora-geral de Valorização Profissional (CGVP) da SENASP, Juliana Ribeiro, e demais entes dos órgãos de Segurança do Rio Grande do Sul.

 

Em agosto de 2024, a SENAPPEN tornou-se parceira da SENASP na execução desta iniciativa. O programa beneficia mais de mil policiais penais em 25 unidades federativas. Somando todas as forças de segurança, foram realizadas mais de seis mil sessões de teleconsultas confidenciais e gratuitas.

 

Visita ao Complexo de Canoas e Charqueadas

 

Visando identificar as demandas relacionadas à oferta de saúde nas unidades prisionais, foram realizadas visitas técnicas ao Complexo de Canoas e Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, foi realizada uma capacitação com os profissionais da unidade básica de saúde do complexo prisional para apresentar o protocolo utilizado na Ação de Cidadania da SENAPPEN, objetivando proporcionar ao território autonomia na realização de um mutirão de saúde no Complexo Prisional de Canoas e Penitenciária Estadual de Canoas 1 (PECAN 1).

 

A agenda foi finalizada na Penitenciária Estadual de Charqueadas, com o monitoramento dos resultados obtidos após a realização da Ação de Cidadania em novembro de 2024, que levou atendimento de saúde a aproximadamente 3 mil pessoas privadas de liberdade, apoio prestado em decorrência das fortes chuvas que acometeram a região. ”Cumprir essas agendas é fundamental para promover a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos no sistema prisional e de segurança pública. Nosso compromisso é ampliar o acesso a serviços de qualidade e fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos nesse processo”, reforça o chefe da Divisão de Saúde da SENAPPEN, Kleber Carlos.

 

Fonte: SENAPPEN


topo