Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SENAPPEN e SENASP iniciam visitas técnicas para expandir o Projeto Escuta SUSP aos Policiais Penais

terça-feira, 06 de agosto de 2024, 17h20

Projeto tem como objetivo principal promover o cuidado da saúde mental dos profissionais de segurança pública

 

SENAPPEN e SENASP iniciam visitas técnicas para expandir o Projeto Escuta SUSP aos Policiais Penais 1.jpeg

 

Brasília, 06/08/2024 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da sua Diretoria de Políticas Penitenciárias e em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), iniciou as visitas técnicas aos estados da federação para a inclusão dos Policiais Penais nos atendimentos de saúde previstos pelo Projeto Escuta SUSP. Nos dias 29 e 30 de julho, comitiva com profissionais da SENAPPEN e SENASP estiveram em Natal/RN e Aracaju/SE para apresentar o Projeto.

 

As equipes da Coordenação Nacional de Saúde (CONSA) da SENAPPEN e da Coordenação-Geral de Valorização Profissional (CGVP) da SENASP estiveram nas cidades de Natal/RN e Aracaju/SE para apresentar aos secretários responsáveis pela administração penitenciária dos estados, os detalhes do Projeto Escuta SUSP que oferece, entre outras atividades, o atendimento psicológico gratuito e virtual para os integrantes das forças de segurança pública. O projeto foi iniciado em maio e os atendimentos aos policiais penais serão iniciados a partir de agosto.

 

Inicialmente, as unidades da federação contempladas pela iniciativa são: Distrito Federal, Minas Gerais Rio Grande do Norte e Sergipe. A expectativa é que todos os estados recebam vagas para integrar o projeto até o início de 2025.

 

SOBRE O PROJETO ESCUTA SUSP

 

O Projeto Escuta SUSP foi desenvolvido pela SENASP por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como objetivo principal promover o cuidado da saúde mental dos profissionais de segurança pública, disponibilizando atendimento on-line, seguro e ainda desenvolvendo protocolos de atendimento específicos para os profissionais de segurança pública. A SENAPPEN tornou-se parceira na execução desta iniciativa nos últimos meses para expandir os atendimentos aos Policiais Penais e, neste sentido, instituiu o Comitê de Implementação do Projeto Escuta SUSP no âmbito do Sistema Penitenciário Brasileiro por meio da Portaria GABSEC/SENAPPEN/MJSP Nº 378, DE 22 DE JULHO DE 2024.

 

A iniciativa conta ainda com grupos de pesquisas das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Sergipe e da Universidade de Brasília, que disponibilizarão grupos de profissionais capacitados para o atendimento dos servidores.

 

Fonte: SENAPPEN 


topo