TJDFT reforça ações para sensibilizar sobre direitos das pessoas com deficiência
quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, 15h38

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1992, o 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com o objetivo de promover conscientização, compromisso e ações que garantam os direitos desse público em todo o mundo.
Nesta edição, o Sementes da Inclusão mostra as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para garantir o direito das pessoas com deficiência e sensibilizar magistrados(as) e servidores(as) sobre a causa.
Nas últimas décadas, ocorreram avanços na compreensão da deficiência e na promoção dos direitos humanos, graças à luta incansável dos movimentos sociais e à mudança de paradigma trazida pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A convenção foi ratificada pelo Brasil com força de emenda constitucional em 2009.
Inspirado por essa transformação, o TJDFT criou, em 2009, o Núcleo de Inclusão, pioneiro no Judiciário brasileiro, para planejar e implementar ações que tornem o órgão cada vez mais acessível e inclusivo.
Ao longo desses 16 anos, o TJDFT, por meio de suas unidades administrativas, removeu barreiras físicas e, principalmente, barreiras atitudinais. Isso porque acredita que são as atitudes que transformam relações, ambientes e, por que não, o mundo.
Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o TJDFT realizou iniciativas que unem sensibilização, aprendizado e experiência. A primeira delas foi o webinar Flore-ser com Justiça: Atendimento inclusivo como semente de cuidado e transformação, ministrado pela magistrada Kátia Hermínia Martins Lazarano Roncada. Em seguida, foi a vez do Cine-debate CODA: Uma voz na construção da sociedade inclusiva, que promoveu importante reflexão sobre acessibilidade e pertencimento, a partir do filme vencedor do Oscar “CODA: No ritmo do coração”. Nesta semana, acontece o Escape Game Desafio dos Sentidos: Uma Imersão Inclusiva, uma experiência inovadora que combina diversão e propósito e que convida os(as) participantes a vivenciar desafios que ampliam a percepção sobre acessibilidade e inclusão.
Neste 3 de dezembro, faça parte dessa transformação. Porque inclusão não é apenas um direito. Ela é um compromisso de todos nós.
Clique aqui para ler as Sementes da Inclusão publicadas pelo TJDFT
Fonte: TJDFT