TJDFT apresenta plano de ações de acessibilidade e inclusão
segunda-feira, 25 de agosto de 2025, 15h11
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou Plano de Ações de Acessibilidade e Inclusão da Casa para o biênio 2025-2026. O documento está disponível na página de acessibilidade e inclusão do site do Tribunal.
O plano traz ações a serem executadas até dezembro de 2026. Entre elas, estão a adequação dos prédios do Tribunal às normas técnicas de acessibilidade, a criação de banco de talentos de servidores(as) com deficiência, a capacitação de servidores(as) em Libras e a implantação do sistema JAWS nos pontos de inclusão digital. O plano também prevê a parceria com outros órgãos para melhorar o atendimento de pessoas com deficiência em condição de hipervulnerabilidade.
As ações estão organizadas em seis dimensões estratégicas: gestão da acessibilidade e inclusão; gestão da pessoa com deficiência; educação para a acessibilidade e a inclusão; acessibilidade comunicacional, tecnológica e digital; acessibilidade arquitetônica e urbanística; e relações institucionais para a inclusão. Cada dimensão apresenta, além das ações planejadas, os objetivos específicos, o cronograma de execução e as entregas esperadas.
O plano reforça o compromisso do TJDFT com uma atuação mais humana, igualitária e sensível às necessidades tanto da população do DF quanto dos(as) servidores(as).
Construção coletiva
A elaboração do documento é resultado de processo colaborativo e plural. Servidores(as) de cerca de 30 unidades do TJDFT participaram da construção do plano. Em maio, foi realizada oficina conduzida pelo Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade (Nuics), em parceria com o Laboratório de Inovação Aurora.
Na ocasião, as discussões foram baseadas nos resultados do levantamento de necessidades realizado com os(as) servidores(as) com deficiência do TJDFT e nas contribuições do Grupo de Afinidades de Pessoas com Deficiência. As propostas apresentadas na oficina foram sistematizadas e refinadas pela equipe técnica do TJDFT.
A elaboração do plano está de acordo com a Resolução nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e com Portaria Conjunta nº 120/2021, do TJDFT.
Confira na íntegra o Plano de Acessibilidade e Inclusão do TJDFT.
Fonte: TJDFT