TJGO promove exposição dialogada sobre neurodiversidade no Judiciário
quarta-feira, 14 de maio de 2025, 14h21

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Escola Judicial (Ejug), realiza, no dia 30 de abril, a exposição dialogada “Neurodiversidade no Judiciário: valorizando as singularidades e potencialidades de profissionais autistas”. O evento será realizado no auditório da Ejug, na sede do TJGO, a partir das 14h30.
A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre a atuação dos servidores do Poder Judiciário goiano que são autistas, visando à valorização de suas potencialidades e singularidades. Durante o evento, especialistas e gestores discutirão estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e acessível.

Temas em debate
A exposição será dividida em quatro eixos principais:
1. Quebra de Estigmas – Um panorama sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância de desconstruir mitos e preconceitos no ambiente de trabalho.
2. Forças da Neurodiversidade – O potencial dos servidores autistas e a possibilidade de ajustes funcionais para melhor aproveitamento de suas habilidades.
3. Ambiente Inclusivo – Medidas para tornar o espaço físico e a comunicação mais acessíveis, além da importância de uma rotina estruturada.
4. Apoio e Desenvolvimento – A capacitação de gestores e servidores como estratégia fundamental para a inclusão e valorização da neurodiversidade no TJGO.
Participantes
O evento contará com a participação de especialistas e representantes do TJGO, entre eles:
• Dra. Priscila Lopes da Silveira – Juíza de Direito e Presidente da Comissão de Acessibilidade do TJGO
• Dr. Eduardo Perez Oliveira – Juiz de Direito e Presidente do Comitê de Saúde do TJGO
• Dr. Paulo Henrique Fernandes Sardeiro – Médico e Diretor do Centro de Saúde
• Psiquiatra e Psicólogo do Centro de Saúde do TJGO
• Patrícia Ferreira Magalhães Rezende – Diretora da Divisão de Acolhimento e Ambientação Funcional da DGP (mediadora)
Para complementar as discussões, será disponibilizado o Guia Prático para Gestores: “Neurodiversidade no Judiciário: valorizando as singularidades e potencialidades de profissionais autistas”. O material poderá ser acessado por meio de um QR Code exibido durante o evento e anexado nos comentários da transmissão ao vivo pelo canal da Ejug no YouTube.
Fonte: TJGO