Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAP: Com dinâmicas e palestras, MP-AP promove oficinas de autocuidado a familiares de PCD

sexta-feira, 28 de março de 2025, 11h55

 

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realiza oficinas de autocuidado para familiares de Pessoas Com Deficiência (PCD) em Santana. O evento, que acontece de 24 a 27 de março, conta com palestras e dinâmicas que abordam questões emocionais e sociais, com o tema "É Bom Estar com a Minha Família, do Jeito que Ela É!".

 

 

De acordo com a promotora de justiça Socorro Pelaes, a iniciativa visa desenvolver ações inclusivas, oferecer apoio e orientação às famílias de PCD, fornecendo informações e recursos para superar desafios diários. A capacitação aborda saúde, educação e inclusão social e outros temas, visando promover igualdade de oportunidades e qualidade de vida aos familiares, gestores públicos e não governamentais.

"Durante esta semana, a Promotoria de Justiça em Santana convida profissionais altamente qualificados nacionalmente para abordar a importância da inclusão, do acolhimento e do autocuidado a fim de apresentar novas possibilidades de atendimento e analisar as questões trazidas pelas famílias em relação às limitações", explicou a promotora.  

 

 

A palestrante Marilise Einsfeldt é professora e coordenadora de trabalhos de dinâmica de grupos e constelações familiares. Desde 1976, ela exerce atividades de terapias de atendimento a pessoas e organizações no Brasil e no exterior. Marilise aceitou o convite do MP-AP para ministrar oficinas durante esta semana e trabalhar com os agentes, as pessoas envolvidas no atendimento e as famílias que têm pessoas com deficiência. 

 

 

"Estamos aqui com muita alegria e prazer em atender o estado do Amapá, novamente, um lugar que gostamos muito. Nosso objetivo principal é trazer soluções saudáveis para essas famílias que enfrentam dificuldades, muitas vezes sem saber como oferecer um bom atendimento às pessoas com deficiência." 

 

Yndiraima Cunha, coordenadora de Políticas Afirmativas para PCD em Santana, destacou a importância de dar atenção a esses cuidadores: "É fundamental cuidar de quem cuida de nós, pois assim garantimos qualidade no contato diário e no trato em si da pessoa com deficiência", ressaltou a participante.

 

 

 

Cristiane Barbosa é presidente da Associação Santanense de Autista (ASSANDE) e mãe de autista, o seu filho Dalton Barbosa tem 29 anos. Beneficiada pelo projeto, ela ressalta que "as ações do Ministério Público têm contribuído significativamente para o resgate do cuidado da família, o carinho, o amor, especialmente para as famílias de autistas."

 

 

 

A promotora de justiça Gisa Veiga Chaves ressaltou a atenção do órgão ministerial na promoção de políticas públicas para sociedade por meio da família: “O MP-AP dá atenção à família, oferecendo acolhimento e instrumentos para seu auto-fortalecimento para melhorar o cuidado de pessoas com deficiência dentro de suas casas. As oficinas fazem parte dessas ações dirigidas tanto para redes de apoio quanto para familiares de PCD, pois precisamos promover um ambiente seguro, empático, acolhedor e amável", concluiu a promotora Gisa.  

 

Serviço: 
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto e fotos: Mônica Nascos
Gerente de Comunicação: Gilvana Santos 
Contato: asscommpap.mp.br

 

 

Fonte: MPAP


topo