Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPI: Promotora de Justiça do MPPI ministra palestra para integrantes do TRF-2 sobre capacitismo

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, 16h27

 

 

O dia 03 de dezembro foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o propósito de mobilizar o apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência. Para marcar a data, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) promoveu o “Workshop: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, que atua na defesa da pessoa com deficiência e da pessoa idosa em Teresina, foi uma das palestrantes do evento.

Organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal da 2ª Região – Copace/JF2, o evento foi realizado com a finalidade de aperfeiçoar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, por meio da sensibilização de magistrados e do corpo funcional da Justiça Federal da 2ª Região quanto à acessibilidade e inclusão; possibilitar o conhecimento sobre os aspectos do cotidiano de acolhimento e atendimento desse grupo; além de promover a reflexão sobre possíveis barreiras no processo de inclusão.

Marlúcia Evaristo falou sobre capacitismo. A promotora explicou que capacitismo consiste no preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência vindo de pessoas, geralmente, sem deficiência, que pré-julgam a capacidade e as habilidades das pessoas com deficiência baseadas, apenas, no que elas acreditam sobre aquela condição. Pode ser, também, a subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

A promotora apresentou exemplos de grandes nomes na arte, ciência e literatura que tinham algum tipo de deficiência e as contribuições que deram para os diferentes campos do conhecimento. A representante do MPPI destacou os tipos de capacitismo previstos na legislação brasileira. Por último, a integrante do Ministério Público do Piauí tratou dos direitos das pessoas com deficiência, das violações sofridas e das punições.

A promotora Marlúcia Evaristo faz parte do Comitê do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Workshop: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxJyJx9C9VU.

 

Fonte: MPPI


topo