MPAC discute projeto que visa acompanhar políticas públicas para pessoas com autismo
sexta-feira, 07 de outubro de 2022, 13h32

Na quarta-feira, 05, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento recebeu a visita da procuradora de Justiça Gilcely Evangelista de Souza, coordenadora do Grupo de Trabalho na Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), instituído no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) este ano.
Na ocasião, Gilcely Evangelista, que também coordena o Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, apresentou o projeto “TEA: Eles não estão sós”, que tem como objetivo elaborar um diagnóstico sobre o nível de implementação da política estadual e municipal de saúde e assistência social voltada para pessoas com autismo no estado.
A ideia é fazer o diagnóstico a partir do fortalecimento do diálogo com as instituições que integram a rede estadual e municipais de saúde mental, bem como com a sociedade civil.

“Essa estratégia vai proporcionar ao Ministério Público conhecer melhor a realidade das instituições e das famílias com pessoas autistas, e construir uma plataforma de trabalho articulada a partir da realidade e da capacidade de atendimento de cada município”, explicou a procuradora.
No encontro, o procurador-geral ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do MPAC com a causa e que vai fortalecer o trabalho do GT-TEA, que tem como atribuição fazer o acompanhamento, a fiscalização e a implementação de ações necessárias para a defesa e proteção dos direitos de pessoas com autismo.
Texto: Kelly Souza
Foto: Tiago Teles
Fonte: MPAC