Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMA promove I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência

segunda-feira, 08 de novembro de 2021, 14h37

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19 DE NOVEMBRO - ABERTO AO PÚBLICO

 

TJMA promove I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência

Evento online com certificação pela ESMAM

foto/divulgação: Carlos E. Sales

 

Estão abertas até 19 de novembro as inscrições para o I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Comissão e Núcleo Permanentes de Acessibilidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência. Com transmissão ao vivo, o webinário acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, pelo cabal do YouTube EAD ESMAM, da Escola Superior da Magistratura.

 

O evento integra as atividades da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, cujas atividades presenciais e online ocorrerão no no período de 22 a 26 de novembro.

 

Podem participar do seminário magistrados(as), servidores(as) do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de profissionais das demais carreiras jurídicas, professores, acadêmicos, líderes de entidades representativas das pessoas com deficiência, instituições públicas e privadas, jurisdicionados e interessados no tema.

 

Para o público que atua no TJMA, as inscrições são feitas no sistema acadêmico Tutor. Já o público externo, poderá se inscrever no momento da abertura do evento, no dia 22, a partir das 18h, no chat da plataforma do YouTubepor meio de formulário eletrônico, disponível aos interessados também para registro de suas frequências.

 

DIREITOS FUNDAMENTAIS

 

A iniciativa tem como objetivo assegurar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, mediante uma cultura institucional inclusiva, acessível, com a garantia de acesso à justiça de forma plena e contra qualquer tipo de barreira atitudinal, preconceito, violência, segregação ou capacitismo.

 

A proposta visa também o debate jurídico, técnico, social e científico nas perspectivas dos eixos de atuação da Comissão do TJMA na promoção de Direitos Humanos e da política institucional de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, a partir das contribuições do sistema de justiça e da sociedade civil organizada

 

“O Tribunal pretende, ainda, manter diálogo permanente com movimentos sociais organizados que tratem de temáticas relacionadas a pessoas com deficiência, visando a atualização constante quanto às suas demandas judiciais e sociais”, enfatiza o desembargador Josemar Lopes Santos, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMA.
 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

 

I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE DIREITOS HUMANOS DAS PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

Dia 22/11/2021

18h - Abertura da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência e do I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos das Pessoa com Deficiência

Tema: Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e o Poder Judiciário

18h30 - PALESTRA MAGNA – Princípios da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

Palestrante: Maria Aparecida Gurgel - Subprocuradora-Geral do Trabalho

 

Dia 23/11

15h - Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência: o novo modelo social e seus desafios

Palestrante: Juiz Flávio Henrique de Melo – Membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJRO

Moderador: Juiz Carlos Alberto Matos Brito - Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMA

 

16h - Agenda 2030 como Instrumento de uma Sociedade Inclusiva: Interseccionalidade

Palestrante: Juiz Marco Adriano Ramos Fonseca - Coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA

Moderadora: Juíza Elaile Silva Carvalho - Comitê de Diversidade do TJMA

 

17h - Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça e as novas diretrizes de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no Poder Judiciário

Palestrante: Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira - Corregedor Geral de Justiça do Maranhão

Moderador: Desembargador Josemar Lopes Santos - Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência do TJMA

 

18h – Encerramento

 

 

 

 

Fonte: TJMA


topo