Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SINOP

Capacitação em inteligência digital fortalece atuação do MPMT

por JULIA MUNHOZ

sexta-feira, 22 de agosto de 2025, 13h23

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) - Escola Institucional, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) Unidade Desconcentrada de Sinop e a Diretoria da Agência Central de Inteligência (DACI) da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), realizará entre os dias 08 e 12 de setembro de 2025, o Curso de Inteligência em Fontes Abertas e Investigação em Ambiente Virtual, na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Sinop. 

 

Com carga horária de 40 horas-aula e modalidade presencial, o curso tem como público-alvo membros, servidores e agentes policiais do Gaeco, além de agentes públicos que atuam em setores de inteligência e investigação indicados pelas instituições. Estão disponíveis 50 vagas, e os participantes que obtiverem ao menos 75% de presença receberão certificado de extensão. 

 

O curso tem como objetivo qualificar tecnicamente os profissionais para o uso estratégico de informações públicas disponíveis na internet (OSINT), com foco na coleta, validação e análise de dados em ambiente virtual. A metodologia adotada será teórico-prática, com atividades desenvolvidas em ambiente simulado e uso contínuo de ferramentas digitais. Cada participante deverá utilizar notebook ou equipamento similar durante todas as aulas. 

 

O curso será ministrado pelo Diretor da DACI, Wallace Silva Bismark, e contará com a coordenação da promotora de Justiça Roberta Cheregati Sanches, do Gaeco Sinop. Entre os temas abordados estão: fundamentos de OSINT, cibernética, geolocalização, análise de imagens, mídias sociais, automação de coletas, segurança operacional (OPSEC) e elaboração de relatórios de inteligência. 

 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação investigativa do MPMT, promover a integração entre órgãos de inteligência e segurança pública, e padronizar procedimentos para o uso ético e legal de dados públicos em investigações complexas, como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e crimes cibernéticos. 

 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo