arquivo(s) anexado(s)
REINSERÇÃO SOCIAL
Ministério Público apresenta APAC a secretário de Justiça

por JANÃ PINHEIRO
terça-feira, 01 de abril de 2025, 14h35
Ouça:

Membros do Ministério Público de Mato Grosso e representantes de diversas instituições do sistema judiciário, em reunião realizada na sede da Procuradoria de Justiça de Mato Grosso, apresentaram ao secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que já foi aprovado por lei e está em processo de implantação em Cuiabá.
O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, reforçou o compromisso do Ministério Público de Mato Grosso em trabalhar em parceria com as demais instituições na busca pela recuperação das pessoas privadas de liberdade. “Temos que buscar cada vez mais a humanização do sistema prisional e recuperar essas pessoas, ainda que não seja tarefa fácil, não podemos desistir, precisamos evoluir e melhorar os métodos. O Ministério Público está aqui para somar”.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal, procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, agradeceu o empenho de todos e destacou a importância do trabalho em parceria. “Não fazemos absolutamente nada sozinhos. Acredito nos resultados da APAC, pois temos dezenas de associações espalhadas pelo Brasil e os dados positivos mostram que esta metodologia contribui para promoção da justiça restaurativa”.
A desembargadora Clarice Claudino da Silva destacou que acredita muito no método APAC. “Tenho plena convicção que será um grande passo de humanização, de tratamento adequado daqueles que se propõe a um recomeço com mais dignidade”.
O secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, firmou compromisso de que a Secretaria de Justiça dará total apoio para a implantação do projeto. “Estamos na Secretaria com esse intuito, de trazer para dentro do sistema penitenciário, obviamente a segurança, mas também a ressocialização. No Brasil não temos pena de morte, não temos penas perpétuas, nós temos por obrigação a ressocialização por meio da educação e do trabalho. Estamos à disposição dentro da Secretaria de Justiça”, disse.
Durante a reunião, Valdeci Ferreira, diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), realizou uma apresentação detalhada sobre o funcionamento e a relevância da metodologia APAC, destacando os benefícios do modelo, que visa a humanização do cumprimento de penas e a ressocialização dos recuperandos.
Ele frisou que a APAC não é a solução para os problemas de violência, mas que é uma alternativa eficiente de reinserção de recuperandos na sociedade. De acordo com ele, a média de reincidência das APACs masculinas é de 13,9% e das femininas de 2,8%. “Para nós, ninguém é irrecuperável”, defende Ferreira.
O evento reuniu diversas autoridades e representantes de instituições ligadas ao sistema de justiça, educação e assistência social. Entre os participantes estavam:
Rodrigo Fonseca - Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT)
Josane Guariente - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT);
Amanda Amorim - Servidora do MPMT e Presidente da APAC Cuiabá;
Desembargador Jorge Tadeu - Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT);
Marco Augusto - Servidor do TJMT e Diretor de Metodologia da APAC Cuiabá;
Desembargadora Clarice Claudino - TJMT;
Silvia Tomaz - Servidora da Secretaria Estadual de Saúde e Vice-presidente da APAC Cuiabá;
Vitor Hugo Bruzulato - Secretário de Justiça de MT;
Emanoel Flores - Chefe de Gabinete da SEJUS;
Vinicius Negrão - Advogado e Diretor da Nova Acrópole Cuiabá;
Caio Martins - Juiz do TJMT;
Valdeci Ferreira - Diretor do CIEMA;
Geraldo Vendramini - Defensor Público do DPMT;
Giedra Dalila Menezes Brito Martins - Promotora de Justiça do MPMT;
Luana Costa Lico - Presidente da seccional da OAB Vila Rica;
Professor Luiz Antônio - Representante da UNEMAT de Confresa;
Dra. Thayane - Advogada;
Dr. Renan - Advogado;
Moadil Fernando - Vice-prefeito de Confresa;
Professora Gislaine - Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa;
Padre Marco Antônio Gallo - Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!