Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

HOMENAGEM

Espaço Caliandra recebe Moção de Aplausos da Câmara de Cuiabá

por LUCIENE OLIVEIRA

quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, 11h45

Em reconhecimento ao trabalho de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica e de gênero, a Câmara Municipal de Cuiabá concedeu, na última quarta-feira (3), Moção de Aplauso a integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Mulheres, incluindo profissionais do Espaço Caliandra do Ministério Público de Mato Grosso.
 

O evento, de iniciativa da vereadora Maysa Leão (Republicanos), reuniu mais de 100 profissionais da rede de proteção, entre magistradas, promotores, defensores públicos, delegados, conselheiros tutelares, gestoras e lideranças da sociedade civil, em reconhecimento ao trabalho essencial de prevenção, defesa e apoio às vítimas de violência.
 

A sessão foi aberta com a leitura dos nomes das 51 mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso em 2025. “Infelizmente, nosso estado lidera esse triste ranking. Esta sessão é em honra à vida e ao sonho de todas as vítimas”, afirmou a vereadora.
 

Maysa Leão também destacou o desejo de transformação. “Espero que um dia possamos reunir aqui pessoas como vocês, que profundamente admiro, para celebrar a erradicação da violência. Celebrar uma sociedade em que possamos existir”, disse.
 

Em sua fala, a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar da Capital, ressaltou a importância da atuação integrada entre as instituições. “É uma rede muito importante, que atua de forma firme para minimizar a violência doméstica no nosso estado. Cuiabá ainda não é o melhor dos modelos, mas estamos no caminho. Comparado a outros municípios, avançamos muito”, afirmou.
 

Segundo a promotora, análises de feminicídios demonstram que cidades com redes estruturadas, como Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Barra do Garças,  apresentam maior impacto na redução de casos. Claire também destacou o trabalho da desembargadora Maria Erotides Kneip no fortalecimento das redes municipais, incentivando que funcionem de forma integrada e efetiva.
 

“Isso é digno de aplausos, porque não lidamos com uma criminalidade simples. Existem discursos reducionistas que dizem que aumentar penas resolveria o problema. Não é isso que verificamos na prática. Precisamos atuar antes que os crimes aconteçam, investir em prevenção, fortalecer a saúde e a educação. São essas instituições, aqui representadas, que fazem a diferença e promovem mudanças na cultura familiar e social”, destacou.
 

Ao encerrar, Claire reforçou o compromisso institucional do Espaço Caliandra com o acolhimento das vítimas. “Fazemos a nossa parte para que essas mulheres não sejam desamparadas, incentivando que procurem os serviços e sejam bem acolhidas, para que não haja descrédito nas instituições. É fundamental que busquem as medidas protetivas, porque isso faz diferença e impacta diretamente na prevenção dos feminicídios”, afirmou.
 

Além da promotora também receberam a Moção de Aplauso: Vastir Maciel (psicóloga do Espaço Caliandra), Itana Lua Silva Santana (assistente social), Luciene Oliveira (escrivã de polícia cedida ao MPMT), Rosimar Caetano Marino Moretti (oficial de gabinete), Maisa Magda Fernandes (assistente ministerial), Ana Paula Sampaio Gomes (assistente jurídica), e Bárbara Biguinatti Carias (voluntária e estudante de Serviço Social).

Fotos: Câmara Municipal. 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo