Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SEGURANÇA PÚBLICA

MPMT integra Banco de Boas Práticas e tem iniciativas certificadas

por ANA LUÍZA ANACHE

segunda-feira, 25 de novembro de 2024, 16h35

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso teve três iniciativas selecionadas para compor o Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na sexta-feira passada (22), os autores das iniciativas foram certificados e o MPMT recebeu um troféu pela relevante colaboração com o repositório nacional.

 

A entrega das homenagens ocorreu durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública – Edição 2024 em Brasília. A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPMT, Claire Vogel Dutra, recebeu o troféu em nome do procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior. Como autora do “Observatório Caliandra”, de prevenção à violência doméstica, também recebeu a certificação.

 

As promotoras de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira e Luciana Rocha Abrão David foram certificadas, respectivamente, pelo “Aplicativo Projeto Luz”, de proteção infantojuvenil, e “Rede de Frente - Barra do Garças e Pontal do Araguaia”, de enfrentamento à violência doméstica. O Banco de Boas Práticas da CSP é considerado uma ferramenta encurtadora de distâncias e potencialmente minimizadora de retrabalho, uma vez que visa promover o intercâmbio entre as unidades do Ministério Público brasileiro e que as iniciativas de sucesso sejam replicadas.

 

“O reconhecimento nacional de três boas práticas do MPMT, voltadas especificamente para a proteção e o atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência em Mato Grosso, muito nos honra e reforça o nosso compromisso com a justiça e a cidadania. Significa que estamos no caminho certo, atuando prioritariamente na defesa dos Direitos Humanos e no fortalecimento das políticas públicas de proteção”, afirmou Claire Vogel Dutra.

 

Saiba mais - O Banco de Boas Práticas da CSP tem por objetivos: identificar e registrar iniciativas inovadoras, desenvolvidas nos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, referentes às temáticas que envolvem o sistema prisional, o controle externo da atividade policial e a segurança pública; reconhecer a excelência das iniciativas; dar visibilidade a iniciativas ministeriais de sucesso; e contribuir para o aprimoramento da atuação do Ministério Público. Acesse o banco aqui e conheça as iniciativas.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo