Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

MPMT destina recursos a obras sociais e recebe prêmio

por ANA LUÍZA ANACHE

segunda-feira, 28 de março de 2022, 15h49



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso recebeu o Prêmio Cativar 2022, em reconhecimento ao apoio prestado às obras sociais da Associação Obras Sociais Seara de Luz. A premiação ocorreu no sábado (26), junto à entrega das obras, no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. A instituição foi representada pelo procurador de Justiça Roberto Aparecido Turin e pelos promotores de Justiça Arnaldo Justino da Silva e Mauro Zaque de Jesus. 

O MPMT viabilizou a construção de três obras com investimentos de R$ 3,3 milhões. Foram edificadas a Creche “Nina Zaque”, do espaço de lazer Vida Feliz “João Batista Turin” e da primeira ala "Dra. Maria Angela Gadelha Veras de Souza" de uma vila residencial destinada a idosos. Os recursos vieram de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e acordos de colaboração firmados pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. 

“É uma felicidade podermos acompanhar a concretização de um projeto e ver que aqui as coisas realmente aconteceram. Fomos procurados pela equipe da Associação Obras Sociais Seara de Luz, que tinha a intenção de construir uma creche, um centro de convivência e casas residenciais para idosos carentes do bairro. E bem na época o Ministério Público tinha um acordo em andamento. Conseguimos então fazer a destinação e transformar aquilo que seria o pagamento em dinheiro, em construção. Então, aquele trabalho lá, do papel, do Direito, da Justiça, se tornou um fato social relevante”, explicou Roberto Aparecido Turin.

O promotor de Justiça Arnaldo Justino também recordou o início da parceria entre o MPMT e a associação, e destacou a satisfação que é ver o projeto sair do papel e se tornar realidade. “O surgimento de vários institutos jurídicos menos demandistas e mais resolutivos possibilitou ao Ministério Público abrir mão de uma ação penal e fazer um acordo de modo a angariar fundos para reverter em favor da sociedade. Com os termos de ajustamento de conduta, nós do Patrimônio Público propomos que a pessoa repare o dano, sendo punida de forma proporcional, e conseguimos canalizar recursos para a comunidade”, enfatizou. 

“A grande mensagem dessa obra pronta é que o Ministério Público pode e deve colaborar com a sociedade de várias maneiras, tanto no combate ao crime organizado, na fiscalização das obras e também com trabalhos sociais, trazendo o dinheiro recuperado do desvio, da corrupção, para ser empregado diretamente em favor da população que mais precisa”, acrescentou o promotor de Justiça Mauro Zaque, parabenizando a equipe da Seara de Luz por transformar o que era sonho em realidade. 

Para a presidente da Associação Obras Sociais Seara de Luz, Elione Fátima de Almeida Santos, a parceria com o MPMT é fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Estamos hoje inaugurando obras importantes para o bem-estar da comunidade, graças a parcerias maravilhosas, que permitem oferecer aos moradores da região assistência no campo material, palestras e lazer. Se não existisse a parceria com o Ministério Público, não teríamos condição de atender as 200 famílias hoje matriculadas”, agradeceu. Segundo a voluntária, ainda existe uma lista de espera de 180 pessoas. 

A dona Marly Maria de Alencastro, de 67 anos, mãe de uma menina especial, é uma das pessoas beneficiadas pelo projeto desde a sua implantação. Ela frequenta o local semanalmente, todo sábado. “Aqui me recebem muito bem, fico feliz por vir, participar das festinhas e eventos. Faz diferença na minha vida, só gratidão, amizade e alegria”, revelou.

Obras - A Creche “Nina Zaque” está em funcionamento há dois meses. Ela tem capacidade para 60 crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social, na faixa etária de um a três anos de idade, e atualmente atende 27. O espaço de lazer Vida Feliz “João Batista Turin” conta com piscina coberta, salas para fisioterapia, auditório e cozinha. Já a primeira ala “Dra. Maria Angela Gadelha Veras de Souza” do projeto Vila Feliz contempla seis moradias com capacidade para abrigar 12 idosos.

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo