Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

LANÇAMENTO

E-book Vozes da Inclusão é exemplo de respeito, acolhimento e empatia 

por ANA LUÍZA ANACHE

quinta-feira, 30 de setembro de 2021, 17h21



Lançado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Pessoa com Deficiência, o e-book “Vozes da Inclusão” (leia aqui) foi bastante elogiado por projetar luzes sobre a pessoa humana. Considerado exemplo de respeito, acolhimento, sensibilidade, amor, empatia, o livro digital reúne artigos com histórias reais sobre a convivência junto a pessoas com deficiência no trabalho e na vida, indicando caminhos e perspectivas.     

São autores da produção técnico-jurídica os promotores de Justiça Wesley Sanchez Lacerda, Daniele Crema da Rocha de Souza, Patrícia Eleutério Campos Dower e Luciana Fernandes de Freitas, a assistente social do MPMT Thatyane Domingues Moreira Nunes e as estudantes Emanuela e Gabriela Corrêa da Costa. O evento realizado por meio da plataforma Teams e transmitido ao vivo pelo YouTube encerra a programação criada pela instituição em alusão ao Mês da Pessoa com Deficiência.     

“A obra é de grande sensibilidade e traz relatos emocionantes. As histórias contadas nos trazem, ao mesmo tempo, sorrisos e lágrimas. Orgulho pela superação dos obstáculos e a indignação com o preconceito e a falta de inclusão”, afirmou a promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenadora do programa Vida Plena, Claire Vogel Dutra. Representando o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges Pereira no evento, ela revelou que se reconheceu nas histórias contadas no e-book por ter uma irmã autista. “Conviver com uma pessoa com deficiência nos mostra, todos os dias, a importância da inclusão, da empatia e que o amor supera muita coisa”, acrescentou, parabenizando pela iniciativa.      

Coordenadora do CAO da Pessoa com Deficiência, a promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas enfatizou que o centro de apoio, além de trabalhar com estratégias e materiais visando o aperfeiçoamento funcional dos integrantes da instituição, tem a missão de sensibilizar sobre o tema. “Afinal de contas, o nosso trabalho é um instrumento para implementarmos direitos e garantias individuais da população. Então queremos lançar luzes para essa sensibilidade. E foi voltado para esse objetivo que abrimos um pouco da nossa intimidade para contar histórias de convivência com pessoas com deficiência, tocar o coração das pessoas e demonstrar a importância da nossa atuação. Nós não falamos apenas de uma ação civil pública, de um parecer com relação a essa temática, estamos falando de pessoas, de vidas”, declarou a promotora, que é coautora da obra.      

Após a apresentação do livro virtual, os promotores de Justiça Wesley Sanchez Lacerda, Daniele Crema da Rocha de Souza e Maria Fernanda Corrêa da Costa reforçaram a importância da inclusão, do amor e da empatia. “Esse trabalho foi e será a maior obra da qual eu participei, e o melhor artigo científico que já elaborei. Afinal de contas, eu falo de um dos maiores clássicos da ciência da vida, que é o amor de uma mãe por um filho, e de clássicos da ciência jurídica, como a atuação de promotoras de Justiça mães, que também amam seus filhos e defendem os direitos dos filhos de outras mães, e de magistrados comprometidos com o tema”, garantiu Wesley Lacerda, embora o artigo não pontue no Currículo Lattes, não tenha Qualis Capes, não siga normas da ABNT e não seja reconhecido pelo CNPq.     

Daniele de Souza sustentou que participar do e-book transformou a vida dela e classificou como “brilhante” o trabalho realizado pelo CAO. “São várias as histórias, mas que possuem muita identidade. A gente vê no relato do outro um pouco da nossa história de luta pelo respeito aos direitos básicos de acesso à educação e saúde, por exemplo”, pontuou. A promotora lembrou que aproximadamente 23% da população brasileira possuem alguma deficiência e propôs uma reflexão sobre por onde andam essas pessoas. “Muitas vezes não as vemos no nosso ambiente de trabalho e escolar. Então, como falar verdadeiramente de inclusão? Onde estão essas pessoas?”, questionou, enaltecendo a importância do e-book para sensibilização de toda a sociedade.      

Já Maria Fernanda Corrêa da Costa apontou a sensibilidade do MPMT em produzir o material e importância da instituição para que as pessoas com deficiência sejam incluídas e lembradas. “Fiquei muito emocionada por poder participar, junto das minhas filhas, e me coloco à disposição para que possamos construir um Mato Grosso inclusivo. O que as pessoas precisam ter é amor e empatia para entender que cada um é único e que não deve existir um padrão, quadradinho”, disse. 

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cuiabá, Sílvia Cristina Nogueira Artal, disse ser uma honra participar do lançamento do e-book. Segundo ela, apesar de todas as conquistas alcançadas ao longo de 54 anos de trabalho da Apae em parceria com outras instituições, o olhar sobre as pessoas com deficiência está pautado na sua limitação e em tudo que eles não conseguem fazer. “Infelizmente, a sociedade ainda tem esse olhar, quando na verdade deveríamos estar focados nas habilidades e potencialidade, em tudo o que podem agregar”, assinalou.     

A suplente de vereadora e mãe de criança autista, Maísa Leão, também agradeceu pelo convite e parabenizou o MPMT pela iniciativa de dar voz às pessoas com deficiência, não se pautando somente pela lei. Ela falou sobre as dificuldades para o diagnóstico de autismo, da necessidade de terapias contínuas e personalizadas, e de inclusão nas escolas. “Precisamos dar voz, praticar a inclusão dia a dia, ter políticas públicas mais claras e realizadas e ver as leis acontecendo. A vida da pessoa com deficiência e de seus familiares é de luta e batalha, muitas vezes não pelo diagnóstico e sim pelo preconceito”, expôs.     


Ainda no evento de lançamento foi apresentado o quarto vídeo da série especial produzida pelo MPMT sobre o Mês da Pessoa com Deficiência.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo