arquivo(s) anexado(s)
POLO DE BARRA DO GARÇAS
Integração do Programa Vida Plena promove reflexão entre servidores

por ANA LUÍZA ANACHE
sexta-feira, 11 de junho de 2021, 17h16
Os servidores do Polo de Barra do Garças estão em sintonia e com o pensamento alinhado. Ao participarem da integração virtual do programa “Vida Plena – MPMT pensando em você” nesta sexta-feira (11), por unanimidade revelaram que concordam que “No trabalho remoto, o lazer e o descanso proporcionam melhor qualidade de vida” e que “Evitar informações desnecessárias é bom para a saúde mental”.
Cem por cento dos participantes da consulta também responderam que discordam das afirmações “Devo perceber minhas emoções e sentimentos e lidar sozinha com eles”; “Como estou em trabalho remoto preciso me manter isolado de qualquer tipo de contato social”; “Se tenho crianças em casa, preciso colocá-las em um quarto e fechar a porta para fazer meu trabalho”; “Eu preciso estar disponível o tempo todo para as demandas de trabalho remoto”; e “Para realizar o trabalho remoto qualquer lugar serve”.
Das dez perguntas lançadas no chat da reunião, somente três dividiram as opiniões. Além disso, os integrantes do Ministério Público de Mato Grosso que atuam nas Promotorias de Justiça de Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Querência, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Vila Rica participaram ativamente da integração, respondendo como tem sido a experiência do trabalho remoto e quais cuidados estão tendo para melhorar a saúde nesse contexto.
Entre as vantagens apontadas estão o aumento da produtividade, a economia do tempo gasto com deslocamento e facilidade em organizar a rotina em casa. Já as desvantagens são a falta de convívio próximo e pessoal com os colegas de trabalho, dificuldades na adaptação e falta de estrutura. Os servidores também relataram o início de práticas saudáveis como cuidados com a alimentação, yoga, pilates, caminhada e outras atividades físicas.
Responsável por fazer a abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira acolheu os convidados e falou sobre o trabalho desenvolvido no segundo mandato à frente da PGJ, como de valorização dos profissionais de carreira e de estudo para realização de novo concurso público. O procurador falou também sobre o trabalho remoto na pandemia, o Plano de Retomada do Trabalho Presencial, expectativa de vacinação da população mato-grossense e esclareceu dúvidas dos servidores do polo.
A coordenadora do Vida Plena, promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra deu retorno às demandas levantadas na reunião presencial ocorrida em 2019. Falou sobre atendimento presencial do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), materiais de expediente, padronização de rotinas administrativas, aumento da produtividade e saúde no trabalho. Por fim, colocou a equipe do programa de qualidade de vida no trabalho à disposição pelo e-mail vidaplena@mpmt.mp.br.
O diretor geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira falou sobre o reposicionamento da Diretoria Geral nessa nova gestão, que está com a missão de ser mais próxima dos servidores e acessível para o recebimento de demandas, de forma a proporcionar uma gestão administrativa e de recursos mais eficiente, sempre alinhada ao Planejamento Estratégico da Instituição (PEI). Ricardo falou sobre a importância do PEI e conclamou os servidores a revisitarem diariamente os objetivos e indicadores estratégicos para garantir o cumprimento da missão do MPMT de buscar a justiça social e o pleno exercício da cidadania.
Na sequência, a psicóloga do programa, Morgana Moreira Moura, as assistentes sociais Josyane Lima de Cerqueira e Renata de Paula Teixeira e as demais servidoras da equipe Rosimar Caetano Marino Moretti e Thaizi do Carmo Nardi realizaram as atividades e abriram para o envio de novas demandas da região, um dos momentos mais aguardados do encontro. Para encerrar, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Mato Grosso (Sindsemp), Eziel da Silva Santos, falou aos participantes.
Essa foi a penúltima integração do programa no primeiro semestre de 2021. O próximo encontro será com o Polo de Cuiabá, no dia 25 de junho.
.png)
.png)