arquivo(s) anexado(s)
GESTÃO ESTRATÉGICA
Ferramentas de gestão e metodologias ágeis são abordadas em curso

por CLÊNIA GORETH
terça-feira, 01 de junho de 2021, 08h44
Integrantes de setores estratégicos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso iniciaram nesta segunda-feira (31) capacitação voltada para ferramentas de planejamento e metodologias ágeis. O objetivo é fortalecer as equipes e formar potenciais multiplicadores das metodologias e uso de ferramentas na instituição, de forma a contribuir com o trabalho diário e o bom andamento das iniciativas estratégicas institucionais.
Conforme o cronograma, o curso será composto por quatro módulos: Modelagem de indicadores na gestão pública, OKR e o alinhamento estratégico, Design Thinking na gestão pública e Scrumm gestão ágil de projetos na gestão pública. Os módulos ocorrerão uma vez por mês em dois a três dias de qualificação até 3 de agosto.
De acordo com o Instituto Publix, organização facilitadora, o objetivo didático do programa é melhorar o modelo de governança do MPMT por meio do desenvolvimento de uma trilha de aprendizado para inovar com obtenção de resultados. Além do alinhamento dos conceitos e ferramentas, durante o curso serão apresentados cases e boas práticas aplicadas no contexto da administração pública.
Participante do curso, o subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, promotor de Justiça Deosdete Cruz Junior, ressalta que a expectativa é de que a qualificação possibilite uma visão integradora das diferentes iniciativas de melhoria da gestão. Acrescentou ainda que o Instituto Publix possui experiências em projetos de governança para resultados nos governos federal, estadual e municipal e no Tribunal de Contas da União.
“É mais um investimento que o Ministério Público realiza com o objetivo de qualificar integrantes de setores estratégicos da instituição para obtenção de resultados. Esperamos que o curso possibilite aos participantes o desenvolvimento de projetos práticos aplicando o conteúdo do curso dentro da nossa realidade”, destacou.
Participam da qualificação, integrantes do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, da Corregedoria-Geral, dos Centros de Apoio Operacional, Diretoria-Geral e Departamentos Administrativos.